13/01/2018
Capivari registra mais casos de raiva em equinos
A doença não tem cura e mata. Vacina antirrábica é a única forma de prevenção.
CAPIVARI | A raiva é uma doença que não tem cura e é fatal para animais e humanos. A Prefeitura de Capivari, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), registrou dois equinos que contraíram raiva e foi necessária aplicação da eutanásia e retirada do encéfalo para análise.
A única forma de prevenir é aplicando a vacina antirrábica. O Governo Municipal realiza anualmente a campanha gratuita para cães e gatos. Em 2017, foram vacinados 6.700 animais. Entretanto, os proprietários de equinos, bovinos e caprinos devem procurar veterinário particular para aplicar a vacina.
O CCZ solicita aos veterinários que se consultarem um animal com suspeita de raiva entre em contato com o setor pelo telefone 3492-3303. O Centro de Controle de Zoonoses fica localizado na Rodovia Antonio Kanela Forti, s/n, Morro Amarelo.
Desde o ano passado, proprietários de equinos e bovinos têm reclamado do ataque de morcegos hematófagos, principais transmissores do vírus da raiva. O número informado pelo poder público muitas vezes não condiz com a situação real, já que devido a burocracia de documentação, muitos criadores não informam os órgãos responsáveis sobre a morte dos animais.
Criadores têm questionado o trabalho do CCZ e da Casa da Agricultura, que sabendo da existência dos morcegos, pouco tem feito para combater ou capturar os ‘vampiros’, que continuam atacando e fazendo vítimas no campo.