O município conta com uma equipe de oito profissionais de fisioterapia, sendo que os pacientes acamados são atendidos a domicílio, quando se encontram impossibilitados de receber o tratamento na clínica
O prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, divulgou levantamento realizado pela Secretaria de Saúde na última semana sobre os atendimentos de fisioterapia durante o primeiro semestre de 2019.
Em visita ao Centro de Recuperação Físico Funcional de Capivari, localizado na rua João Marchioretto, 79, no bairro São Marcos, na manhã de quinta-feira (5), Proença acompanhou o atendimento dos pacientes.
Roberto Faustino, que está sendo atendido para tratamento no ombro, está em sua oitava sessão e demonstra contentamento.
“Acho ótimo o atendimento aqui, corresponde as minhas necessidades, além da equipe ser ótima”, diz Faustino.
Antônio Martins, também paciente do Centro, relata emocionado que já foi muito bem atendido pela Saúde da atual gestão e agradece ao prefeito.
“Tenho uma dívida de gratidão com o prefeito Rodrigo, que me ajudou muito quando eu estava com problema sério de saúde, e que só me recuperei porque ele me auxiliou rapidamente. Agora estou fazendo fisioterapia no ombro, e estou muito feliz por ter sido tão bem recebido no Centro também”, afirma Martins.
Já Lourival Teodoro, que passa por processo de fisioterapia voltado para a coluna, elogia a equipe.
“A equipe é excelente, muito capacitada. Aqui eles me oferecem tudo o que preciso para o meu tratamento”, relata Teodoro.
Para Proença, o resultado positivo é fruto do investimento em saúde, uma das maiores prioridades em seu governo.
“Entre 2018 e 2019, destinamos mais de R$ 40 mil na compra de novos equipamentos, sempre buscando a qualidade no atendimento da população. A saúde é o bem mais valioso de cada cidadão, e devemos garantir o melhor para os munícipes sempre”, diz o prefeito.
Números
Com mais de 5 mil atendimentos prestados no primeiro semestre deste ano, por meio de encaminhamento médico, o trabalho combina atividades e modalidades terapêuticas na reabilitação. São utilizados métodos de fisioterapia em suas diversas áreas de tratamento, ortopedia e traumatologia neurológica, cardiorrespiratória, reumatologia, além de atuar de forma preventiva na saúde pública.
Atualmente, o Centro de Recuperação Físico Funcional possui em seu quadro de funcionários oito profissionais de fisioterapia. Eles agendam uma avaliação com o paciente que teve a indicação de tratamento feita pelo seu médico, e traçam os objetivos e condutas para o atendimento.
Segundo a Secretaria de Saúde, o tempo de espera para início do tratamento é de, em média, uma semana. O município conta com um fisioterapeuta que atende a domicílio os pacientes acamados, sem nenhuma possibilidade de receber o tratamento na clínica. Já os pacientes com mobilidade reduzida (cadeirantes ou com dificuldade na marcha) podem contar com um veículo disponibilizado pelo setor, que busca os mesmos em suas residências.