Dona de casa é a segunda contemplada em projeto pioneiro que visa legalizar e transferir moradias para famílias carentes, com planos de expansão para outras cidades.
Em 31 de outubro, a dona de casa Cristiane do Carmo Gavião Ribeiro deu início a uma nova fase em sua vida. Ao lado do prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, recebeu as chaves de sua nova casa, obtida através do programa “Recompra” da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).
O programa-piloto, que visa oferecer moradia digna a preços acessíveis para famílias em vulnerabilidade, é o primeiro de seu tipo e, após sucesso em Capivari, será estendido para outras regiões do estado.
O programa “Recompra”, lançado pela CDHU em Capivari, marca uma iniciativa inovadora do Governo do Estado. Com ele, a CDHU readquire imóveis de beneficiários que, por diferentes motivos, desejam transferir sua propriedade e os revende a famílias em situação de vulnerabilidade, a preços acessíveis. Essa nova política habitacional surge para formalizar transferências antes irregulares, possibilitando moradia segura para quem mais precisa.
Cristiane do Carmo Gavião Ribeiro é a segunda moradora beneficiada pelo programa em Capivari. Ela e sua família, agora residentes no bairro Santa Teresa d´Ávila, se mostraram emocionados com a nova oportunidade. “Eu sabia da casa, mas não esperava que seria tanto. A casa é maravilhosa. Estou muito feliz, porque agora eu tenho minha casa, vou morar em um lar que sei que é meu”, afirmou Dona Cristiane, grata pela conquista e pelo futuro mais seguro.
O diretor Regional da CDHU, Felipe Carraro de Araújo, destacou a importância do projeto para a regularização e acessibilidade à moradia. “A CDHU possui, historicamente, cerca de 100 mil transferências que aconteciam de forma ilegal. Com o ‘Recompra’, podemos assegurar a legalidade das transações e atender famílias em vulnerabilidade”, explicou.
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Capivari teve papel essencial na identificação das famílias prioritárias. Segundo a secretária Luciana Amaral, a escolha das famílias beneficiadas teve base em um censo realizado com moradores da área de risco no bairro São Luiz. “Nossa prioridade foi a retirada das famílias que residiam em áreas de risco eminente”, comentou Luciana.
Para o prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, o sucesso do programa na cidade é resultado de uma forte parceria entre as secretarias municipais e o Governo do Estado. “É uma grande alegria oferecer, através da prefeitura, condições de moradia digna para quem precisa. O fato de Capivari ter sido escolhida para o piloto do programa ‘Recompra’ é muito significativo, e continuaremos trabalhando para alcançar mais famílias”, destacou o prefeito.
Com a entrega de mais uma casa, o programa “Recompra” segue transformando vidas e reforçando o compromisso do Governo do Estado e das prefeituras municipais em promover moradia segura e acessível. A iniciativa, que já trouxe esperança para famílias em Capivari, em breve beneficiará outras regiões, levando dignidade e segurança a quem mais precisa.