O prefeito de Capivari, Vitão Riccomini e o vice, Bruno Barnabé realizam na manhã deste sábado, 9, a entrega da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Maria Aparecida Quagliato Forti, no bairro Santa Teresa d’Ávila. Com capacidade para 94 alunos numa área de 1.910 metros quadrados, trata-se da primeira escola do bairro.
Completamente nova, o projeto apresenta 5 salas de aula, 1 sala multiuso, almoxarifado, copa, cozinha, despensa, fraldário, lactário, lavanderia, sala de professores, refeitório, sanitários adaptados, solário, secretaria e depósito de material de limpeza, tudo projetado em instalações modernas e com 100% de acessibilidade.
A nova unidade de ensino leva o nome de Maria Aparecida Quagliato Forti (1931 – 2013), professora e ex-primeira dama de Capivari. Popularmente conhecida como “Cida”, ela nasceu em Capivari no dia 19 de novembro de 1931. Casou-se em 16 de abril de 1961 com Júlio Forti Neto, que futuramente seria prefeito do município.
Formada professora em 1950, na Escola Normal Honorato Faustino, em Capivari, exerceu o cargo de professora no Magistério público primário.
Em 1977, como 1ª Dama do Município de Capivari, assumiu o trabalho social da prefeitura, onde permaneceu por seis anos. Após o término do trabalho à frente do Fundo Social voltou ao Magistério na mesma cidade até se aposentar.
Riccomini destaca a importância da entrega desta unidade de ensino na região. “Esse projeto foi iniciado há muitos anos e estava parado, infelizmente. Eu e o Bruno Barnabé assumimos o compromisso, junto aos moradores do Santa Teresa d´Ávila, de entregar essa escola que vai beneficiar e mudar a vida de tantas crianças que agora vão poder estudar mais próximo de suas residências”, destaca o chefe do executivo.
José Lucas de Moraes, secretário de Educação de Capivari, reforça ainda que o local vai contar com um ensino de referência na cidade. “A EMEI Maria Aparecida Quagliato Forti vai contar com técnicas de ensino e aprendizagem de alto nível, porque nossa meta na Educação de Capivari é proporcionar equidade, dando aos alunos de todos os bairros o mesmo padrão de excelência e acesso ao saber”.