A previsão para o fim do Censo era dezembro de 2022, inicialmente. Mas, diante da baixa adesão, foi necessária a prorrogação até 31 de março. Agora, a apuração foi estendida até o fim de maio. Na região de Piracicaba, oito cidades estão com mais de 10% da população não recenseada, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em Capivari, 18,06% da população não respondeu às perguntas do IBGE. Os trabalhadores do Censo vão continuar tentando ampliar a coleta nos próximos meses.
Já os municípios em que o percentual de população não recenseada é menor do que 5% a coleta está praticamente concluída. É o caso de Mombuca e Rafard. Nesses casos, pode haver poucos moradores que não responderam ao questionário, e eles podem entrar em contato com o IBGE para fazer isso por meio do telefone 0800 721 8181.
O IBGE informou que está empenhando esforços para que a pesquisa seja concluída, com força-tarefa em áreas com taxas elevadas de pessoas que ainda não participaram do Censo.
Segundo o instituto, um dos motivos para esse índice de população não recenseada é a falta de trabalhadores na coleta de dados. “Muitos pediram desligamento do cargo ainda no mês de dezembro.”
O IBGE também diz que a falta de reconhecimento do papel social da pesquisa é um segundo motivo. “Muitos não querem participar da pesquisa porque acham que o Censo tira benefícios sociais, “cruza” dados com a Receita Federal, quando na realidade, o trabalho apenas possui cunho estatístico.”
Neste caso, o IBGE informou que existe uma lei que penaliza os que não responderem ao Censo, com multa de até 10 salários-mínimos. Essa medida, no entanto, só é utilizada após o instituto realizar várias tentativas de contato com o morador.