CapivariDestaques

Capivari 191 anos: prefeito Vitão Riccomini fala sobre desafios, conquistas e perspectivas

Capivari está prestes a comemorar seu aniversário de 191 anos, na próxima segunda-feira, 10 de julho. As festividades estão em pleno vapor, e a população pode esperar por mais um ano de celebrações e conquistas.

Nesse contexto, o jornal O Semanário conversou com o prefeito de Capivari, Vitor Riccomini, figura que vem sendo admirada por sua liderança e comprometimento com o desenvolvimento da cidade.

A entrevista exclusiva traz insights valiosos sobre os desafios enfrentados pela gestão municipal, as conquistas alcançadas e as perspectivas para o futuro de Capivari.

Publicidade

Ao longo dos últimos anos, a cidade tem se destacado por seu potencial econômico e pela qualidade de vida proporcionada aos seus habitantes. Com uma infraestrutura moderna, programas de incentivo ao empreendedorismo e investimentos em áreas como educação, saúde e segurança, Capivari tem atraído cada vez mais investimentos e se firmado como um importante polo regional.

Na entrevista, Vitão compartilha os principais projetos em andamento na cidade, abordando temas como a infraestrutura urbana, a geração de empregos, a preservação ambiental e a inclusão social.

Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, e vice-prefeito, Bruno Barnabé, atuais gestores municipais
Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, e vice-prefeito, Bruno Barnabé, atuais gestores municipais

 

Confira a íntegra do bate papo:

 

O Semanário – Quais são os principais eventos e comemorações planejados para o aniversário de 191 anos da cidade de Capivari?

Vitão – Para iniciar as comemorações em homenagem aos 191 anos de Capivari, organizamos a segunda edição do Festival de Inverno e também o tradicional Desfile Cívico para o último final de semana. As festividades continuarão a partir desta quinta-feira, dia 06, com organização do Encontro de Carros Antigos, que também acontece na Praça Central da cidade e que vai até domingo, dia 09.

 

O Semanário – Quais são as principais conquistas e marcos alcançados pela cidade neste ano?

Vitão – É difícil apontar apenas uma grande conquista em 2023, Bruno e eu nos planejamos desde o início da gestão para que pudéssemos entregar resultados para a nossa cidade. Conquistamos a pavimentação asfáltica da rua Piracicaba e da rua Mário Stênico, a revitalização da avenida Dra. Marlene do Carmo Rossi, os novos uniformes para os alunos da Rede Municipal de Ensino, inauguração do GanhaTempo Municipal, inauguração da nova sede do Capivariprev e também da sede da Secretaria da Educação, além da reabertura do Estádio Municipal Carlos Colnaghi.

Tivemos também, a volta do Carnaval de rua, a entrega de uma nova frota de veículos para as Secretarias de Saúde, Segurança Pública e Mobilidade Urbana, novo Ecoponto, melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto do DIC I, novo poço artesiano na rua Cabo Onofre, troca da tampa da comporta na barragem Leopoldina e a revitalização completa do Parque Ecológico “Murilo Ferreira Carnicelli”.

 

O Semanário – Quais são os projetos em andamento ou futuros que visam melhorar a qualidade de vida dos moradores de Capivari?

Vitão – Temos diversas obras em processo de licitação e até mesmo já em andamento, tais como a construção de um novo Centro Municipal de Reabilitação, assim como um novo Posto de Saúde no bairro São João, criação do aplicativo “Emprega+ Capivari”, cobertura das quadras de várias escolas municipais, revitalização no largo do bairro Estação, mini-anel viário no bairro São Pedro e revitalização da avenida Luis Soderini Ferracciu.

Entregaremos também, a reforma da Estação de Tratamento de Água do bairro Estação, construção de uma ponte na rua Padre Fabiano, pavimentação asfáltica do Distrito Industrial do bairro Corte Preto, recapeamento da rua Humberto Annicchino, construção de um parque linear no bairro Jardim Elisa, pavimentação asfáltica das ruas Dr. Sebastião Armelin, Antônio Pagotto Neto e José Garcia Rodrigues Filho e a construção de escola no bairro São Pedro, no prédio que estava abandonado e que serviria de UPA.

Outra obra muito importante que também faremos é a ligação do bairro Jardim do Bosque ao bairro Pinhalzinho. Uma demanda muito solicitada pela nossa população e que agora virará realidade.

 

O Semanário – Quais medidas estão sendo tomadas para promover o desenvolvimento econômico e atrair investimentos para Capivari?

Vitão – O secretário José Murilo Castellani, junto da sua equipe, tem nos ajudado a entregar um trabalho de excelência. Recentemente, anunciamos o aplicativo “Emprega+ Capivari”, que visa revolucionar a comunicação entre empregadores e trabalhadores, com o PAT, unindo vagas disponíveis e candidatos em uma só plataforma. Além disso, o “Conecta Capivari Empresarial” é outra novidade que está em prática no município, para reunir representantes de todas as empresas da cidade e debater possíveis melhoras no aspecto econômico.

No entanto, o grande sucesso nesta área em 2023, foi a primeira edição do Feirão do Emprego e do Empreendedorismo, que aconteceu no mês de maio, reunindo 18 empresas da cidade e mais de 1.000 trabalhadores que buscavam se inserir no mercado de trabalho e também conhecer o segmento de atuação das empresas ali presentes. O evento, além de gerar diversos empregos através da captação de currículos no local, gerou novos processos seletivos pelos meses seguintes, graças aos visitantes.

 

O Semanário – Quais são as prioridades da prefeitura em relação à infraestrutura da cidade, como estradas, transporte público e fornecimento de água?

Vitão – O transporte público, que atende a população foi renovada com veículos modernos e que atendem a necessidade de quem utiliza diariamente. Nossas prioridades são ampliar áreas atendidas, além da colocação de abrigos nos pontos de ônibus e painéis com informações relacionadas aos horários de chegada e saída dos coletivos também estão nos planos da administração.

Já na área de abastecimento de água e saneamento básico, anunciamos recentemente a reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA I), localizada no bairro Estação. O Saae Capivari segue trabalhando incansavelmente para que, além de garantir mais qualidade no abastecimento de água, as obras também garantam o funcionamento da Estação em períodos críticos.

Nós elevaremos as bombas para que não haja o perigo de parar o funcionamento dessa unidade em caso de enchente, e também vedaremos o pulmão da ETA I, fazendo toda a parte elétrica e substituindo a comporta, para que a água do rio não comprometa a distribuição de água para as casas. Já o poço artesiano da rua Cabo Onofre será entregue no próximo dia 12, atendendo os bairros Jardim do Bosque e Jardim Branyl.

Em breve, também entregaremos um novo poço artesiano no bairro Castelani. Fizemos também, a limpeza e a manutenção dos reservatórios da cidade, garantindo os mais altos padrões de qualidade de água.

Outra novidade que já anunciamos, são as melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizado no DIC I. Os DIC’s são os locais onde geramos riqueza e emprego em nosso município, porém, o DIC I, não tinha Estação de Tratamento de Esgoto em operação, portanto, nós vamos deixar a ETE em funcionamento para atender o local. Um compromisso assumido e cumprido para atender as dezenas de empresas instaladas no distrito, assim como os seus funcionários.

 

O Semanário – Quais são as ações em andamento para promover a sustentabilidade e a preservação ambiental em Capivari?

Vitão – O novo Ecoponto que já está funcionando, é um compromisso da nossa gestão com a população e uma grande conquista para a cidade, podendo atender a todos, sem os transtornos da antiga instalação e da forma correta, facilitando o descarte posterior, deixando a cidade mais bonita e ajudando a preservar o meio ambiente.

O Parque Ecológico Murilo Ferreira Carnicelli também foi revitalizado, com novos ambientes, o departamento também receberá uma nova sede, aproximando a população da natureza. A equipe do Meio Ambiente também realiza fiscalizações de podas drásticas, cortes sem análise e também do descarte de lixo de maneira irregular.

As escolas também recebem palestras ambientais com plantio de mudas, como forma de incentivar ações práticas de preservação ao meio ambiente.

 

O Semanário – Como a prefeitura está apoiando a educação e o acesso à cultura para os moradores da cidade?

Vitão – Nosso atual secretário da Educação, José Lucas Moraes, é o primeiro representante de nossa cidade na União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-SP), o que fez com que Capivari, atualmente, seja palco de diversas reuniões a respeito do tema.

No último dia 27 de maio, por exemplo, a Secretaria da Educação de Capivari recebeu o “3º Encontro Anual de Secretários Municipais da Educação e Dirigente Regional de Ensino”. O evento reuniu representantes de diferentes municípios em um ambiente de discussões e troca de experiências, visando aprimorar a qualidade da educação. Fora isso, uma série de reformas vem padronizando as escolas municipais do município, que estão mais modernas e acessíveis.

Em relação à Cultura, Capivari vem fazendo um trabalho de formação de público, tanto em aulas de música, balé e teatro na Secretaria de Cultura e Turismo, quanto em eventos diversificados que chegam a cidade através de parcerias com a Secretaria de Estado da Cultura. O Proac, por exemplo, que é um mecanismo estadual de incetivo fiscal para projetos culturais, já trouxe várias peças e apresentações para o Centro Cultural “Alan de Lima Palma”.

Na Praça Central temos semanalmente o projeto “Domingos Musicais”. Neste mês foi realizado o 2º Festival de Inverno, que reuniu mais de 8 mil pessoas na Praça Central para verem concertos de orquestras e shows de samba, pop rock e sertanejo.

 

O Semanário – Quais são as estratégias para promover o turismo em Capivari?

Vitão – Nós anunciamos recentemente, o restauro de dois marcos arquitetônicos da história de Capivari: Casarão do Lembo e a reforma do Largo da Estação. Também já solicitamos ajuda junto à Secretaria de Estado da Cultura para a reforma do prédio do Museu Histórico Cesário Motta Júnior, próximo à Rodoviária. O local encontra-se fechado há mais de uma década.

 

O Semanário – Como está a participação da população na construção do Plano Diretor? Quais os avanços até o momento?

Vitão – Foram realizadas três reuniões entre abril e maio, com a participação do público opinando sobre diferentes temas. Antes disso, urnas foram espalhadas pelo município colhendo impressões dos moradores. No segundo semestre, novas reuniões devem ser agendadas para fechar os “diagnósticos” e o texto final para o envio à Câmara Municipal para votação.

O Plano Diretor é de suma importância, pois traçará o futuro de Capivari nos próximos 20 e 30 anos. Não importa quem serão os próximos prefeitos, eles terão de seguir regras deste Plano, que foi desenvolvido por gente muito especializada, tanto de Capivari, quanto da USP.

 

O Semanário – E quais os avanços na saúde pública municipal?

Vitão – Na área da Saúde Pública, recentemente Capivari foi contemplada com o índice mais alto dentre as cidades da região, nota essa que avalia tópicos como proporção de gestantes com, no mínimo, seis consultas pré-natal realizadas; proporção de pessoas com hipertensões e diabetes; proporção de crianças vacinadas com um ano de idade; entre outros itens, presentes na atenção primária municipal.

Além disso, o anúncio de um novo Posto de Saúde no bairro São João e também a construção de um novo Centro de Reabilitação na região central da cidade, colocará Capivari em outro patamar no quesito saúde pública.

 

O Semanário – Quanto o município conseguiu evoluir até o momento para minimizar os impactos da enchente?

Vitão – Para minimizar os efeitos das enchentes, que historicamente castigam a cidade de Capivari, já estamos tratando junto a agência Bacias PCJ sobre o desassoreamento do rio Capivari, medida essa que será fundamental. De imediato, já tomamos a iniciativa de substituir a tampa da comporta da Barragem Leopoldina, que quando aberta, permite um maior fluxo de água e consequentemente minimiza os impactos das enchentes na cidade.

O equipamento antigo era erguido em pelo menos 24 horas, em um processo muito complicado envolvendo guindastes. A nova tampa é totalmente automatizada e faz sua abertura completa no máximo em duas horas, poupando um tempo precioso em períodos de cheia.

 

O Semanário – Qual mensagem o prefeito gostaria de deixar para os cidadãos de Capivari em comemoração aos 191 anos da cidade?

Vitão – A nossa população pode contar com Bruno e eu. Estamos trabalhando muito para que possamos avançar em diversas áreas e entregar uma nova Capivari para quem mora aqui. Nós nos reunimos com a nossa equipe e estamos buscando sempre inovar e oferecer o melhor possível para que nosso município esteja em desenvolvimento e garantindo que a nossa cidade oferte tudo o que as famílias precisem, transformando vidas e entregando resultados. Parabéns, Capivari!

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo