22/09/2014
Capela Santa Cruz é reinaugurada no Santa Maria
Igreja foi restaurada pelos moradores Dorival e Antonia Montagner, com ajuda de familiares
MOMBUCA – A Capela Santa Cruz, localizada no bairro rural Santa Maria, foi reinaugurada no domingo, 14, com uma missa celebrada pelo padre Luiz Carlos Caroni, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Piracicaba, pelo diácono Luís Alberto Scarazzatti, administrador paroquial da Paróquia São Pedro, em Mombuca, e pelo padre Sérgio Valdemar Furlan, do Santuário da Basílica do Divino Pai Eterno.
No dia em que se comemora o Dia da Cruz, a reinauguração reuniu familiares, amigos e vizinhos da pequena capela que, por décadas, fez parte da vida de muitos na celebração da fé. Padre Caroni, o qual por anos, mesmo sendo pároco em outro município, realizou todos os meses missas na área rural de Mombuca, deu as bençãos ao novo altar.
A capela foi totalmente restaurada pelos moradores Dorival e Antonia Montagner, com empenho de alguns familiares. Desejo antigo do casal, que viu, há alguns anos, o local ser saqueado: imagens, bancos, altar e objetos de valor histórico e sentimental, os quais durante anos a família guardou e zelou, foram levados. Mas agora ganharam nova vida.
A capela
De acordo com a escritura, a doação da Capela Santa Cruz foi feita à Cúria Diocesana de Piracicaba em 4 de julho de 1947, pelos casais Francisco Montagner e Júlia Martins Montagner, Carlos Montagner e Isolina Moretti Montagner, filhos de Antonio Montagner, que ainda garoto veio da Itália com sua família.