J.R. Guedes de Oliveira

Cândido Mota – Dr.

Cândido Mota- Dr. – Político. Nome completo: Candido Nazianzeno Nogueira da Mota. Nasceu em Porto Feliz, em 1870. Filho de Fernando Mota, professor e diretor de colégio em Amparo/SP, e de Mariana Mota, poetiza que escrevia nos jornais de Capivari/SP e Porto Feliz.

A família toda se transferiu para Capivari, onde ele recebeu os estudos humanitários através do seu próprio pai. Casou-se com a sua prima Clara do Amaral Mota e, desse consórcio, teve o filho Cândido Mota Filho.

Formado na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, foi promotor público em Amparo, nomeado pelo governo, em 1892. Delegado de polícia, 1896, na Capital São Paulo; Professor catedrático de Direito Penal na Faculdade de Direito de São Paulo, hoje Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Publicidade
Cândido Mota - Dr.
Cândido Mota – Dr.

Exerceu os cargos de vereador, eleito em 1898; deputado estadual, eleito em 1907 e deputado federal, eleito em 1909. Como deputado, ofereceu o primeiro projeto no País de Instituto Educativo para Menores abandonados; na Câmara Federal foi relator do Código Penal Militar.

Representou o Brasil no Congresso Pan Americano, no Chile, onde foi aprovada sua tese sobre menores delinquentes e seu tratamento. Foi secretário da Agricultura, Comércio e Obras Públicas no governo Altino Arantes. Em sua gestão foram construídos o Monumento às Monções e as escadarias de acesso ao antigo porto de Araritaguaba, às margens do Tietê, em Porto Feliz. Além do Direito, atuou no campo da teoria política, História e sociologia criminal.

Faleceu em 1942, aos 72 anos de idade. Candido Mota empresta seu nome a município paulista distante 428 km da capital do Estado.

Fontes: A Gazeta de Capivari e o Organizador

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo