Lançada no início do mês, campanha “Estava vaga não é sua nem por um minuto” alerta para o respeito às vagas de estacionamento reservadas a idosos e a pessoas com deficiência
CAPIVARI – Quem passar pela Rua XV de Novembro (quarteirão da prefeitura), na manhã deste sábado, 26, irá se deparar com um cenário diferente do habitual: saem os carros, entram elementos visuais que remetem ao respeito às vagas de estacionamento reservadas a idosos e pessoas com deficiência, mote da campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto”, lançada no início do mês.
“Será uma ação inédita em Capivari”, diz o secretário de Transportes Públicos e Trânsito (Semutransp), Roberto Angelini. “É uma forma diferente que encontramos para orientar e sensibilizar motoristas sobre a necessidade do respeito às vagas de estacionamento destinadas a idosos e a pessoas com deficiência”, acrescenta.
A Semutransp promove a campanha em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a Câmara Municipal. A iniciativa partiu do vereador Nelson Soares (PR).
Durante a atividade, serão distribuídas 600 cartelas, com dez unidades cada, de “multa moral”. O documento se assemelha a uma notificação de multa real, mas não envolve valores, apenas cobra “consciência e atitude” de quem utiliza indevidamente vagas reservadas.
Os cidadãos que receberem o material atuarão como “fiscais de trânsito”, multando simbolicamente, durante o período de um mês (até 26 de maio), motoristas infratores que estacionarem em vagas exclusivas.
Desde o início da campanha, estão sendo entregues 18 mil folders em toda a cidade. O material apresenta informações sobre as leis que regulamentam a reserva de vagas exclusivas, punição para quem as infringe e uso de cartão de credenciamento, obrigatório para áreas de estacionamento reservadas a idosos e pessoas com deficiência.