06/09/2017
Campanha Nacional de Multivacinação acontece de 11 a 22 de setembro em Monte Mor
MONTE MOR | A Campanha Nacional de Multivacinação Seletiva acontece em Monte Mor entre os dias 11 e 22 de setembro em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O alvo da campanha são crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), bem como crianças e adolescentes de 9 a 13 anos. No sábado, 16 de setembro, haverá o DIA D, os postos de saúde atenderão das 7h às 16h.
O Ministério da Saúde ampliou a vacinação de HPV para meninos com idade entre 9 e 13 anos, além disso pessoas com baixa imunidade. Para meninas o novo esquema de HVP é de 9 a 14 anos. Meninos de 12 a 13 anos, sendo duas doses com intervalo de seis meses. Para homens e mulheres de 9 e 26 anos, vivendo com HIV/Adis, Transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea, ou pacientes oncológicos, as vacinas acontecerão em três doses com intervalo de 0, 2 e 6 meses.
Na oportunidade, deverá ser atualizada a Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente de 9 anos a 13 anos de idade (13, 11 meses e 29 dias). (Confira o calendário vacinal no link https://goo.gl/ApBKbP).
É importante destacar que o Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, recomendou aos municípios que movam esforços no sentido de garantir a vacinação da população alvo, reiterando a necessidade de alcançar altas e homogêneas coberturas vacinais nas campanhas nacionais de vacinação.
“A estratégia visa diminuir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis, além de reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. O envolvimento das três esferas de gestão nas ações de imunização tem confirmado resultados exitosos no país, a erradicação da pólio e a eliminação do sarampo e da rubéola. Neste ano temos uma grande preocupação em atingir o maior número de meninos para a vacina de HPV, contamos com a colaboração dos pais e responsáveis para que tenham consciência da importância desta vacina”, destacou a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Simoni Pacheco.