Região

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 alerta para desafios do saneamento básico

12/02/2016

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 alerta para desafios do saneamento básico

Foto: Divulgação/Diocese de Piracicaba
Foto: Divulgação/Diocese de Piracicaba

RELIGIÃO | Realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 terá como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24), com foco no saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.
Na tarde de quarta-feira, 10, durante coletiva de imprensa, realizada no Centro Diocesano de Pastoral, que contou com a presença do bispo diocesano Dom Fernando Mason, o coordenador Diocesano de Pastoral, Aparecido Barbosa e coordenador Diocesano da CFE 2016, Edgard Oliveira Batista, foram informadas as ações que estão sendo desenvolvidas na Diocese de Piracicaba durante a campanha. “Precisamos cuidar de nossa casa comum, nossa terra, para que se torne cada vez mais habitável. Temos que ter conscientização que nossa casa é uma casa de irmãos e somos todos responsáveis”, afirmou o bispo citando o tema da CFE.
Na Diocese de Piracicaba, como nos anos anteriores, encontros de formação foram realizados no mês de janeiro nas sete regiões pastorais que compõem a diocese. Durante os encontros os agentes de pastorais das paróquias puderam conhecer o conteúdo do texto-base da CFE 2016. Os encontros foram coordenados pela Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade formada pelos diáconos Edgard Oliveira Batista e Odélcio Calligaris Gomes da Costa e os leigos Jairo Brunini, Domingo Nunes e Cesar Borgi.
De acordo com o coordenador diocesano da CFE 2016, Edgard Oliveira Batista, os encontros tiveram uma participação expressiva dos agentes de pastorais, totalizando aproximadamente 400 pessoas. “Os encontros tiveram como objetivo principal orientar os agentes de pastorais sobre as propostas da CFE e que desta maneira todos possam ser multiplicadores do conteúdo recebido em suas paróquias e comunidades”, salienta o diácono.
A CFE ocorre durante o período quaresmal que tem início na Quarta-feira de Cinzas e prossegue até a Semana Santa, que em 2016 será de 20 a 27 de março.
“Em sintonia com o Conselho Mundial das Igrejas e com o papa Francisco, sobretudo depois que ele lançou a encíclica ‘Laudato Si’, a Campanha da Fraternidade chama a atenção sobre o atual modelo de desenvolvimento que está ameaçando a vida e o sustento de muitas pessoas, sobretudo dos mais pobres”, explica o bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, dom Francisco Biasin. Ele destaca que o atual modelo econômico, baseado no lucro, deve mudar, pois não favorece a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável para a humanidade.
De acordo com dados divulgados pelo Conic, mesmo entre as maiores economias do mundo, o Brasil possui mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo. “O objetivo, portanto, da Campanha da Fraternidade Ecumênica é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas, sobretudo os últimos e os pequenos, a partir da nossa fé, para favorecer políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da casa comum que é a natureza, a terra onde nós vivemos”, acrescenta dom Biasin.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?