Capivari

Campanha contra a Influenza e de Prevenção ao Câncer Bucal começa na segunda-feira

Imagem ilustrativa

A Secretaria da Saúde informa que será iniciada na segunda-feira, 23, e segue até o dia 1º de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. Ambas são destinadas inicialmente a trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos de idade, gestantes e puérperas, crianças (entre 6 meses e 4 anos e 11 meses e 29 dias) pessoas com doenças crônicas e professores de escolas públicas e privadas.

Para participar, os munícipes poderão se dirigir ao Ceamc (Centro Especializado de Atendimento à Mulher e à Criança) e aos postos dos bairros: Porto Alegre, Padovani, Castelani, Engenho Velho, São João e Santa Rita. Todas as unidades citadas realização vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Para a Prevenção do Câncer Bucal, além dos Postos de Saúde no horário de atendimento do dentista, o setor de Saúde Bucal, realizará a prevenção em todos os pacientes que passarem pelo setor no período da Campanha, por meio do agendamento de rotina.

Excepcionalmente no sábado, dia 12 de maio, considerado o Dia D, os postos de saúde e o Ceamc estarão abertos para a vacinação contra a influenza e realizarão também a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, das 8h às 17h. Neste ano, pela primeira vez, o Ambulatório IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) também realizará atendimento durante o Dia D para todos os participantes da campanha.

A vacinação contra a Influenza é eficaz, pois sabe-se que a vacina diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos. A mesma leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. A vacina não causa gripe e só não podem tomá-la aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo. Ela pode ser ministrada com qualquer outra vacina e não tem contraindicação com o uso de medicamentos.

A Campanha de Prevenção do Câncer Bucal é um instrumento importante na detecção precoce deste tipo de câncer, se tratado no início, se torna menos agressivo.

A Secretaria da Saúde ressalta que é importante não se esquecer de levar a Caderneta de Vacinação. Mais informações podem ser obtidas no setor da Vigilância Epidemiológica, localizada na Rua Padre Haroldo, 553, centro, ou pelo telefone 3492-8205, bem como na Saúde Bucal, situada na Rua Sinharinha Frota, 578, centro ou pelo contato 3491-3027.

Recadastro
A Secretaria da Saúde informa que todos os pacientes que participarem da campanha devem realizar o recadastramento. A ação é necessária, pois houve uma mudança no sistema para melhor atender a população.

Sendo assim, os munícipes podem comparecer a qualquer unidade de Saúde e apresentar: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço. Vale frisar que esse recadastro é imprescindível para que o paciente continue usufruindo dos atendimentos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?