Geral

Campanha ‘Fique Sabendo’ atende 221 pessoas

Campanha consiste na realização de testes de prevenção e detecção de doenças sexualmente transmissíveis, como HIVaids e Sífilis

Dados deste ano superam os da campanha de 2012, onde apenas 50 pessoas realizaram os testes

A Prefeitura Municipal de Rio das Pedras, por meio da Secretaria de Saúde de Rio das Pedras, realizou do dia 27 de novembro ao dia 29 de novembro a Campanha Fique Sabendo no Centro Médico de Especialidades “Dr. Francisco Gorga Filho”. O projeto, idealizado pelo Governo Estadual, consiste na realização de testes de prevenção e detecção de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV/aids, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. .
No último sábado (30/11), foi realizado o “Dia D” da Campanha. Neste dia, além do Centro Médico, o atendimento também foi realizado em um posto de testes no Supermercado Defavari.
Ao todo, 221 pessoas fizeram os testes, que são totalmente gratuitos e sigilosos. Destes, 110 eram homens e 111 eram mulheres. Na faixa etária de 14 a 24 anos, 100 pessoas fizeram testes, e na faixa etária de 25 a 60 anos, 121 pessoas realizam os testes. Os dados deste ano superam os da campanha de 2012, onde apenas 50 exames foram realizados.
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o diagnóstico tardio dessas doenças é responsável por oito mortes/dia no estado. Por isso, fazer o teste é um passo importante, para que, se o paciente descobrir que tem o vírus HIV/aids dessa forma precoce, tem maior possibilidade de sucesso no tratamento.
As pessoas que precisam fazer o teste são: aqueles que são sexualmente ativos e nunca fizeram o teste; aqueles que fizeram sexo (oral, vaginal, anal) e não usaram camisinha; quem tem ou teve hepatite e tuberculose; aqueles que tiveram ou acham que tiveram uma doença sexualmente transmissível (DST); quem já compartilhou seringas e/ou agulhas e as mulheres que estão grávidas.

Publicidade

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo