Na tarde de terça-feira, 08, a Câmara Municipal de Capivari sediou o Encontro de abertura da revisão do Plano Diretor de Capivari, promovido pela Secretaria Municipal de Projetos, Convênios e Captação de Recursos e que reuniu dezenas de pessoas.
O presidente da Câmara Municipal, Du Tambú (Republicanos), não pôde estar presente, mas reforça a importância da revisão do Plano Diretor: “É com prazer que a Câmara Municipal de Capivari sedia esse Encontro, que é o pontapé inicial para o processo de revisão. O Poder Legislativo está à disposição e participará junto no que for preciso”.
O vereador Nelson Soares (PL) representou o presidente na reunião. Thiago Braggion (União Brasil), que é presidente da Comissão Temporária para Estudo do Plano Diretor, e Vinícius Scarso (PL), que é o relator, também estiveram presentes, além de Inês Luísa Félix (União Brasil), José Eduardo Pacheco (PL), Odésio de Jesus Ferraz (PSDB), Ruan Henrique Pellegrini Braggion (Republicanos) e Sele Rosada (União Brasil).
A apresentação do cronograma de trabalho, que deve durar ao todo 12 meses, foi feita pelo professor Ivan Maglio e por Maria da Penha Costa Vasconcelos, ambos da USP (Universidade de São Paulo), instituição contratada pela Prefeitura para realizar a revisão.
O Plano Diretor é um conjunto de diretrizes que norteiam o desenvolvimento da cidade, abordando diversas áreas, tais como segurança, saúde, planejamento urbano e rural, meio ambiente, cultura e sustentabilidade, dentre outros. O de Capivari é de 2006, com algumas alterações feitas em 2011 (regulamentado pela Lei Complementar nº 36). É obrigatório que os municípios realizem a revisão a cada dez anos.
A Prefeitura de Capivari criou um ícone no site (www.capivari.sp.gov.br) sobre o Plano Diretor, onde a população pode obter mais informações sobre todo o processo e também colaborar respondendo ao questionário participativo.
Em 2023, os vereadores que fazem parte da Comissão Temporária para Estudo do Plano Diretor (Thiago, Vinícius, Inês, Sele e José Pacheco) promoverão ações de apresentação e disseminação do assunto nas escolas municipais, já que a participação e contribuição dos cidadãos são imprescindíveis para a criação de uma proposta abrangente e eficaz.
O Encontro foi transmitido ao vivo e está disponível no canal da Câmara de Capivari no Youtube.