Capivari

Câmara Municipal de Capivari realiza entrega de homenagens durante a 38ª sessão ordinária

A Câmara Municipal de Capivari aprovou por unanimidade na noite de terça-feira, 16, a Moção de Aplausos nº 111/2021, de autoria dos vereadores Ruan Henrique Pellegrini Braggion (Republicanos) e Thiago Braggion (PSL), destinada à Elisete Cristina Aguiar e ao Cláudio Lopes pela iniciativa de limpar e cuidar da área verde dos bairros Pipeiro e Nova Capi. Os dois estiveram presentes no plenário da Casa de Leis e receberam as homenagens das mãos dos parlamentares.

Vereadores Ruan e Thiago entregam a Moção à Elisete e ao Cláudio. Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

Em tribuna, Elisete falou sobre a ação que ela encabeçou no final do ano passado junto aos moradores do bairro Nova Capi, com a limpeza da área verde, instalação de lixeiras e de placas de conscientização e plantio de mudas (cerca de 100 mudas de plantas nativas, ornamentais e frutíferas já foram plantadas).

Atualmente, segundo Elisete, 27 famílias participam do projeto, que também envolveu a Escola Municipal Cherubim Sampaio em uma ação ambiental comunitária.

Publicidade

“Neste momento em que estamos vivenciando várias conferências mundiais sobre o clima, é inacreditável que nós ainda estejamos abaixo da base, jogando lixo em vias públicas, sofá e colchão em áreas verdes e plástico nos rios, aprisionando e matando animais silvestres”, declarou a professora aposentada, que ainda fez algumas sugestões aos vereadores de projetos e ações ligados à preservação do meio ambiente.

A segunda homenagem da noite foi para o senhor Toninho Junqueira pelos 40 anos de dedicação ao trabalho no rádio e pela fundação da rádio web São Gonçalo, por meio da Moção de Congratulações nº 108/2021, de autoria do vereador Thiago Braggion.

Vereador Thiago entrega Moção ao Toninho Junqueira. Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

“É com muita alegria e emoção que estou aqui nesta noite. Minha trajetória pela música sertaneja começou quando bem criança, quando já fazia curso de eletrônica por correspondência e queria montar um receptor de rádio e um transmissor, concluir um curso de radiotransmissor. Aos 15 anos de idade, concluí”, contou Junqueira ao iniciar seu discurso em tribuna contando um pouco de sua trajetória pelo rádio.

Toninho Junqueira passou pela rádio Cacique AM apresentando os programas Despertar Sertanejo, Rancho Alegre e Rancho Fundo, e pela rádio Raízes FM, cujo último trabalho foi a apresentação do programa Raízes do Brasil nas manhãs de domingo.

Vereadores com Toninho Junqueira. Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

Após 24 anos, ele deixou a Raízes para fundar a sua própria rádio, a São Gonçalo (web), cuja programação é voltada 100% ao sertanejo, incluindo raridades de seu acervo musical.

Para encerrar a cerimônia, o presidente Du Bombonatti “Tambú” (Republicanos) fez a entrega da Moção de Aplausos nº 109/2021 destinada aos guardas civis municipais Ramon Borba de Souza, Fernando Sebuske e Rodolfo Bueno Gasparini pelo salvamento de Eloá Victória, que na data da ocorrência tinha apenas oito dias de vida.

Presidente Du Bombonatti entrega Moção aos guardas. Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

Na data da ocorrência, os guardas estavam em patrulhamento de rotina quando foram chamados pela senhora Carolina Dias para socorrer Eloá que havia se engasgado. No salvamento foram realizados os procedimentos de primeiros socorros, incluindo a manobra Heimlich para desengasgá-la.

Vereadores com os guardas. Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

“A gente se deslocava [da residência até a unidade de saúde] orando e clamando a Deus para ter misericórdia de nós e para dar capacidade e discernimento para salvar aquela criança.

E Deus nos ouviu, nos gratificou com muita competência, a gente ter conseguido com êxito entregar a Eloá com vida na mão do médico plantonista na Santa Casa e terminar aquele dia com um final feliz”, relatou Souza em tribuna.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo