A Câmara Municipal confirmou a realização da tradicional sessão solene em comemoração ao 58º aniversário de emancipação político-administrativa de Rafard. O evento acontece no dia 21 de março (terça-feira), às 20h, no plenário do Legislativo.
Neste ano, o aposentado Osmar Rodrigues Nascimento receberá o título de Cidadão Rafardense, homenagem oferecida pelo seu filho, o vereador Rogério Dias Rodrigues.
O título de Honra ao Mérito será entregue à Silvio Celso Boaventura de Almeida, mais conhecido como Celsão Bom Princípio. A homenagem será entregue pelo vereador Marcelo da Silva.
Encerrando as honrarias, a Medalha Vereador Luiz Ortolani vai para Pedro Nunes da Rosa. A indicação é do seu filho, o vereador Pedro Reinaldo da Rosa.
Os nomes foram definidos através de Decreto Legislativo.
Cidadão rafardense
Osmar Rodrigues Nascimento é natural de Jacarezinho-PR. Ainda muito novo veio para o interior de São Paulo, morou um tempo em Capivari e posteriormente passou a residir em Rafard. Casou com Márcia Dias, e criou os filhos Rogério, Alexandre, Raul e Gustavo. Trabalhou na lavoura de cana, liderou equipes na usina de Rafard.
Mesmo aposentado, Osmar Rodrigues continua trabalhando, é evangélico e serve a Deus na igreja Evangélica Pentecostal Deus Conosco.
Honra ao Mérito
Silvio Celso Boaventura de Almeida é natural de Capivari. Casado com Pasqualina Pacheco Boaventura de Almeida, pai de Sabrina, Letícia e Silvio Rafael, avô de Pedro Henrique, Brenno Ian, Lyvia, Íris e Leonardo Zaki.
Esteve à frente de várias atividades de serviço desde muito novo, atuou na Prefeitura de Capivari, Brasilit e por último, na União São Paulo, onde se aposentou.
Na vida social e esportiva sempre gostou de futebol defendendo o Clube Juventus de Capivari. Se destacou defendendo Leão da Sorocabana (Capivariano) em campeonatos. Também atuou em diversos clubes: União Bandeirante (Paraná); Esporte clube Comercial de Tietê e Cser Rafard.
É fundador da Escola de Samba Unidos do Jardim América. Diretor fundador da Escola de Samba Unidos de Rafard. Mestre/Orientador da Bateria Bom Princípio, formada pela família e amigos. Participante da Bateria Turma da Barca e Integrante /Mestre do Grupo Guaya (Batuque de Umbigada de Capivari).
Atua em projetos realizados no Quintal da Dona Marta ponto de cultura de raízes africana e outras atividades culturais. É mestre do Batuque de Umbigada Capivari/Piracicaba e Tietê, ajuda em projetos sociais realizados em Rafard e Capivari. Faz parte da Torcida Leões da Raia.
Medalha Luiz Ortolani
Pedro Nunes da Rosa é casado com Luzia da Silva Rosa e pai de Antonio, Maria, Osvaldo, Magna, Eduardo, Aguinaldo, Rosana, Sueli, Pedro, Luzia e Roberto.
Natural de Tajubá (MG), veio para trabalhar com café muito jovem em Ribeirão do Pinhal (PR). Trabalhou na construção do Senai e trabalhou no Edifício Rio em Capivari, como pedreiro, depois foi contratado na Usina Santa Cruz.