Câmara de Capivari presta homenagem para membros da Terceira Idade, cuidadores, professores acompanhantes e professores de AEE
Durante a 25ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Capivari, que ocorreu na noite de segunda-feira, 22, houve a entrega de duas Moções de Aplausos, ambas aprovadas por unanimidade.
A primeira, de autoria do vereador Ruan Henrique Pellegrini Braggion (Republicanos), foi destinada a todos os integrantes dos grupos de terceira idade de Capivari.
Representando os demais, estiveram presentes na Câmara Municipal para receber a homenagem Benedita de Jesus Galvão, presidente do grupo Reviver, do bairro Castelani, Leda do Carmo Frassetto de Campos, presidente do grupo Amizade, do centro, e Olívio Martins Carvalho, presidente do grupo Flor da Idade, do bairro Morada do Sol. A coordenadora da Terceira Idade, Juliana dos Santos, também recebeu a Moção.
Em tribuna, Benedita falou sobre a importância do desenvolvimento de ações voltadas a esse público:
“Nas próximas décadas, o Brasil deve ver dobrada a sua população da terceira idade, por isso se faz necessária a busca de novas estratégias que promovam mais saúde, mais equilíbrio mental e físico e uma plena interação social”.
A outra Moção de Aplausos entregue na noite de segunda-feira, por iniciativa da vereadora Paloma Tatiane da Silva (PP), foi destinada aos cuidadores, professores acompanhantes e professores de atendimento educacional especializado (AEE), pela dedicação aos alunos com deficiência da Rede Municipal de Ensino.
No plenário, receberam a homenagem o professor acompanhante Nicanor Mateus Lopes, a cuidadora Geovana Oliveira Soares e a professora de AEE Viviane Maria Gimenes. Já o agradecimento em tribuna foi feito pela servidora Monique Soares Lopes.
“Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos dia a dia, presenciar a evolução e o desenvolvimento dos nossos alunos é muito gratificante e faz todo o esforço valer a pena, afinal, nossa vida só faz sentido quando melhoramos a de outra pessoa”, enfatizou.
A vereadora Paloma também leu a carta de Edna Cunha, mãe dos garotos Vinícius e Venâncio, em que exalta o trabalho e a importância desses profissionais.
O secretário municipal de Educação, José Lucas de Moraes, prestigiou a cerimônia de homenagens. Logo após, a parlamentar realizou a entrega de certificados a todos os cuidadores, professores acompanhantes e de AEE presentes na sessão ordinária.
Moções
Outras quatro Moções foram aprovadas, sendo uma delas de Apelo, de autoria das vereadoras Inês Luísa Félix da Costa e Sele Rosada, ambas do União Brasil, destinada ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para que o Poder Judiciário disponibilize o aplicativo Maria da Penha Virtual, para que mulheres vítimas de violência doméstica possam pedir medidas protetivas de forma online.
Já o vereador Denilton Rocha (MDB) apresentou duas Moções: uma de Protesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal que aprovou o aumento salarial de 18% para magistrados e servidores do judiciário, o que elevará o salário dos ministros e o teto do funcionalismo para mais de R$ 46 mil; e uma de Apoio ao PLP nº 04/2022, para permitir a incorporação aos vencimentos dos servidores públicos de benefícios associados ao tempo de serviço exercido entre 27 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021.
E o vereador José Eduardo Pacheco (PL) foi autor de uma Moção de Pesar destinada aos familiares do senhor Roberto Pastana.