Na última terça-feira (25), o Legislativo de Rafard realizou a 9ª Sessão Ordinária do ano. Foram votados em bloco e aprovados por unanimidade os Requerimentos 038 ao 044/2021.
Os vereadores também aprovaram, em regime de urgência e por unanimidade, o Projeto de Lei 017/2021, de autoria do Executivo, que dispõe sobre autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar para uso no custeio de despesas com energia elétrica em poços artesianos, estações de tratamento e válvulas de redução de pressão.
Confira as considerações dos vereadores de Rafard durante o uso da
Tribuna Livre:
Pedrinho
O vereador Pedro Reinaldo da Rosa comentou sobre o Projeto de Lei 0016/2021, de sua autoria, que dispõe sobre o Censo Inclusão, que tem a finalidade de identificar o perfil socioeconômico das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida do município.
Na sequência, ele falou sobre suas indicações, uma delas para a colocação de lombada na avenida São Bernardo.
“Tenho registros de caminhões e ônibus que descem a avenida em alta velocidade”.
Pedrinho cobrou o serviço de poda de árvores no município, que ainda não foi iniciado.
Ele também levou em tribuna a reclamação de moradores da avenida São Bernardo, sobre um bueiro que está abaixo do nível da rua, e está causando danos estruturais ao imóvel.
Minçon
O vereador Rodolfo Minçon usou seu tempo para falar, exclusivamente, sobre a falta de conscientização e a gravidade da pandemia no município.
“Faço parte do Comitê de Contingência da Covid, e na reunião de hoje vimos que a realidade em Rafard vem se agravando”, afirmou.
Minçon citou ações que, na pandemia, devem ser evitadas, como festas, churrascos, bares lotados e aglomerações nas ruas. Um dos exemplos citados por ele, são os eventos, sem autorização da prefeitura, que acontecem numa chácara localizada no cruzamento da SP-101 com a Estrada da Laranja.
Brigati
Ernesto Brigati sugeriu a compra ou manutenção dos carrinhos de gari para uso dos funcionários que fazem a limpeza na cidade. Ações para arborização do município e a abertura do quiosque da Praça da Emancipação, também foram assuntos mencionados por ele.
Em seguida, o vereador comentou sobre a ONG Focinho Carente, que acolhe animais abandonados. Brigati disse que a ONG precisa de apoio para a construção de uma sede, com intuito de acolher os cães de modo mais adequado.
Ao finalizar, o parlamentar fez críticas sobre a permanência de cães na Estação Sorocabana, onde funciona o Serviço do CRAS.
“Já fiz várias solicitações para a retirada dos animais do local, mas que até agora, a situação permanece a mesma”.
Zape
O vereador Luis Fernando Zape comentou, entre outros assuntos, sobre a necessidade de execução de lombadas em diversos pontos da cidade. Através de requerimento, ele solicitou ao Executivo informações sobre o Processo Licitatório que foi aberto para a contratação do serviço.
“É preciso determinar um número de lombadas que seja satisfatório e suficiente para garantir segurança nos pontos mais críticos da cidade. Espero que o Executivo considere para esta compra de serviço, os pontos citados pelos vereadores desta Casa”.
Para o vereador, as respostas recebidas do Executivo sobre serviços de infraestrutura, como a construção de sarjetões no bairro Lurdes Abel e uma obra para captação de água na rua 14 de julho, onde há problemas de alagamento em dias de fortes chuvas, foram satisfatórias.
Doca
Um Projeto de Equoterapia, que está na fase inicial no município, foi o assunto central do vereador Luis Ferreira Brito. Em companhia dos vereadores Zape e Fontolan, Doca relatou que esteve em Jaguariúna visitando um espaço de equoterapia, que oferece tratamento de saúde para crianças através de atividades com cavalos, acompanhadas de um grupo de profissionais.
Para implantar o projeto, Doca afirmou que já há uma área que foi doada pela Abaçaí, mantenedora da Fazenda São Bernardo, em Rafard.
Marcelo
O assunto do vereador Marcelo da Silva foi a cobrança do serviço de limpeza dos bueiros da cidade. Ele citou problemas de água parada, inclusive na rua Giovani Boscolo.
Em tribuna, o vereador pediu providências e alertou sobre os riscos do aumento da proliferação do mosquito da Dengue.
Pastor Rogério
Na tribuna, o vereador Rogério Dias Rodrigues, ressaltou sobre a campanha Maio Amarelo, mês de conscientização da segurança no trânsito. Ele aproveitou para cobrar a instalação de placas com nomes das ruas no bairro Jardim Ana.
Ações do Executivo, como o Mutirão da Dengue e a Revitalização da Praça Domingos Fontolan, na Popular, foram citadas pelo vereador, que reforçou os resultados positivos no município.
Fontolan
O presidente da Câmara, vereador Alexandre Ferraz Fontolan abriu sua fala na tribuna parabenizando o Jornal O Semanário pelos 30 anos de fundação, comemorados no último dia 15 de maio.
Fontolan também ressaltou o sucesso das aulas online adotadas pela Rede Municipal de Educação, afirmando que recebeu retorno positivo das mães dos alunos matriculados.
Finalizando, o vereador revelou que entregou o pedido de um veículo para o Serviço de Saúde, durante visita do deputado estadual Thiago Auricchio, que esteve na Câmara Municipal na última semana.