Devemos estar sempre atentos em não deixar água parada, principalmente nas estações mais quentes do ano, em que o mosquito se propaga com maior facilidade
A Vigilância Epidemiológica de Capivari orienta a população a redobrar os cuidados para combater os criadouros e a propagação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya.
Com a chegada do calor o mosquito tende a se reproduzir mais facilmente, e mesmo em época de frio quando há muita chuva, a orientação é de os cuidados não podem parar.
“Devemos estar sempre atentos em não deixar água acumulada, visto que uma simples tampinha de garrafa com água já é o suficiente para o mosquito se reproduzir”, alerta a diretora de Vigilância em Saúde, Simoni Pacheco.
O trabalho não pode parar
A equipe de agentes de saúde do município percorre os bairros a fim de conscientizar a população para os devidos cuidados com a prevenção da dengue e demais doenças relacionadas ao mosquito, fazendo visitas nas residências e inspecionando os locais quando permitido pelos moradores.
O Xô Dengue é um mutirão que trabalha aos sábados também levando informações se houver áreas consideradas de risco.
O Ministério da Saúde oferece apoio técnico aos estados e aos municípios para o combate ao mosquito.
Informações e Denúncias
Caso algum morador necessite de visita em sua casa ou queira fazer uma denúncia de terreno ou imóvel com possível criadouro, o telefone de contato da Vigilância Sanitária é o (19) 3492-7368.
A dengue pode matar. A solução é a prevenção e o combate de toda a população.