Falando de Vinho

Cabernet Sauvignon: a rainha das uvas tintas

A Cabernet Sauvignon é um cruzamento natural entre Cabernet Franc e a Sauvignon Blanc, que apareceu pela primeira vez em Bordeaux em meados do século XVII. Hoje, é a uva vinífera mais cultivada no mundo.

Ao comparar os vinhos de Cabernet Sauvignon de diferentes regiões você pode notar algumas diferenças de aromas:

• Regiões de clima quente dão aos vinhos um caráter mais frutado, maior teor alcóolico e taninos mais maduros. (frutas negras, pimenta-do-reino e cacau)

• Cabernet de clima frio pode mostrar-se pouco incisiva, com aromas de frutas vermelhas, menta e pimenta verde, e um corpo mais leve.

O Cabernet Sauvignon, puro ou em blend, é em especial adequado a carnes vermelhas, sobretudo cordeiro, e a caças em segundo lugar. Em princípio, quanto melhor o vinho, mais simples deveria ser o preparo da carne (de qualidade necessariamente elevada). Mas vale notar que, quanto mais encorpado e com sabor de fruta madura ele for (versões Novo Mundo), melhor sua adaptação a temperos e molhos mais substanciosos.

Cabernet Sauvignon: a rainha das uvas tintas
Cabernet Sauvignon: a rainha das uvas tintas

Alguns vinhos podem trazer um leve toque de pimentão verde, junto a toques herbáceos. Isso indica que a bebida foi preparada com uvas colhidas precocemente, antes de completar a maturação e de um composto chamado pirazina.

E você, já sentiu aroma de pimentão verde no vinho? O que achou?

Agora que você conferiu a variedade e a importância dos aromas da uva Cabernet Sauvignon na teoria, pode degustar ainda melhor esse vinho na prática. Uma sugestão é aproveitar o dia do Cabernet Sauvignon, comemorado em 29 de agosto, para descobrir as diferentes possibilidades dessa cepa.

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?