ColunistasLeondenis Vendramim

Bíblia sem preconceito – 3

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História

Deus é um mistério, transcendental! Se não fosse deixaria de ser Deus. Nem tudo o que fez e faz é racional, e excede à racionalidade. As coisas criadas mais comezinhas são inexplicáveis. Isaac Newton disse: “Só preciso examinar uma folha de grama, ou um punhado de terra, para confirmar a existência de Deus”. Um botânico pode explicar a composição, o formato das células dos vegetais, mas não consegue compor uma folha viva. Um oftalmologista pode explicar a composição química e biológica do olho, mas não pode dar visão a um cego de nascença. O Salmista cantou: “Graças te dou, visto que de forma assombrosamente maravilhosa me formaste, as tuas obras são admiráveis, a minha alma bem o sabe (Sl. 139:14). Deus interroga: “Onde estavas tu quando Eu lançava os fundamentos da Terra? … Sobre que estão assentadas suas bases?” (Jó 38:4,6). Newton ainda: “… é melhor que o homem procure um pouco de verdade e certeza, deixando o resto para os outros, para aqueles que virão, com conjecturas, sem dar nada como garantido”.

Deus criou todas as coisas orgânicas e inorgânicas, visíveis e invisíveis. Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por meio dEle (Cl 1:16-17). Logo, Jesus o Criador é anterior a tudo e a todos, e assim como o oleiro é superior ao vaso que faz, o Criador é superior às Suas criaturas. É transcendente ao raciocínio humano, porque Ele fez o homem racional; é atemporal, eterno, porque criou o tempo, está muito além das ciências, porque Ele criou as ciências, é imaterial, pois criou a matéria! Seu amor é um mistério, Ele fez o amor. Não podemos entender a razão de Ele morrer, de forma tão dolorosa, pelas pessoas que desobedecem às Suas leis. Sua Palavra é mistério, os sábios humanos são limitados, mas a Bíblia é ilimitada.

O livro de Gênesis (origem) é termo grego copiado da LXX; no hebraico o título é Bereshith (Em Princípio) e no Talmude, livro judaico é “Livro da Criação do Mundo”. Foi escrito por Moisés no ano 1500 a.C. É o único documento que temos sobre a história da cosmogonia. “No princípio Deus criou os céus e a terra, sem forma e vazia” (Gn 1:1-2). Assim surgiram as substâncias. Quando, não se sabe, mas tudo tem um começo, só Deus é eterno (Sl 90:2; 1 Tm 6:16). Deus não achou necessário sabermos nem pelas datas bíblicas, nem pela datação geológica. Depois, há 6 mil anos, Deus, durante 6 rotações da Terra, 144 horas, organizou a terra, as leis físicas, o meio ambiente, a luz, fez surgir o sol, a lua e as estrelas, criou os vegetais, animais, ar, flores, perfume, então, quando viu que “…tudo está bom” fez o homem, e ainda o presenteou com uma mulher.

Moisés foi educado pela mãe com os princípios da religião hebraica e ainda a educação palaciana egípcia. Culto, poliglota, descreveu a criação de Deus, inspirado pelo Espírito Santo, usando uma linguagem poética. Colocou-se em lugar de Adão ao ter sua primeira respiração e abrir os olhos contemplando seu Amoroso Criador, sentindo o aroma de um paraíso perfeito e florido, vendo animais belos e mansos, ouvindo os maviosos e canoros pássaros, e escreveu o hino: “Assim os céus, a terra e todo o seu (grego Kósmos) exército foram acabados (Gn 2:1)”. Cosmos lembra-nos de cosméticos, produtos de beleza em referência ao universo. Adão estava extasiado. O céu e a terra eram verdadeiramente belos, perfeitos, aromatizados e harmoniosos. Imaginemos, quando, ao abrir os olhos pós-cirurgia, o Deus da genética apresentou-lhe aquele monumento feminino vivo, pouco menor que os seus 4,30 m! Simetricamente perfeita, linda! Adão, plenamente feliz, disse: “Esta é osso dos meus ossos, carne da minha carne” (Gn 2:23).

Por falar em Adão do hebraico “Adham” quer dizer terra vermelha, corado; segundo a Bíblia, Adão foi feito da terra (Gn 2:7). Eva, do hebraico “Jawwâh”, significa vida, traduzida para o grego Hêua, a que dá à luz. Adão deu-lhe o nome de “Ishshah”, mulher. É curioso, homem é “ish” de cuja palavra se compõe ishshah. Deus fez a mulher da costela do homem. Recebemos a palavra “mulher” do latim “molier” que quer dizer delicado, mole. Não nos iludamos, mulher é mais forte diante de certas vicissitudes do que alguns homens. A mulher é complemento do homem, e que lindo presente o Senhor Jesus deu ao homem!!! É mimo digno de ser tratado com toda gentileza e carinho. Deus nos conceda sabedoria para “cuidar da nossa costela”!!!

ARTIGO escrito por Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?