CapivariNotícias

Bate Bola com o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença

11/05/2015

Bate Bola com o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença

O jornal O Semanário Regional estreia nesta edição a coluna Bate Bola com o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença. Um espaço que será dedicado semanalmente a você, leitor, como um canal direto para perguntas e respostas sobre as necessidades da sua cidade, críticas, elogios e sugestões.
As perguntas ao prefeito poderão ser enviadas através do e-mail do jornal O Semanário ou pelas redes sociais. (confira todos os canais disponíveis no final desta coluna).
Para inaugurar a coluna, abrimos o espaço para o prefeito falar um pouco sobre o desenvolvimento econômico de Capivari. Confira:

logo bate bola com o prefeito

Jornal O Semanário Regional – Como avalia o desenvolvimento econômico e industrial de Capivari nestes dois anos e quatro meses da Administração Rodrigo e Vitão?

Rodrigo Proença – A cidade de Capivari vive um ótimo momento. Estamos na contramão do restante do país, pois enquanto a grande maioria está demitindo, a cidade está contratando com a vinda de sete novas empresas e três ampliações. Serão quatro multinacionais em nossa cidade, sendo: BR Nova (Holandesa), Mosb (Japonesa), TW Espumas (Canadense) e Ezy Color (Italiana). Também contaremos com a instalação da Rizzo Mobiliários Urbanos, Colly Química e as ampliações da Comercial Renosto, Thermototal e Transportadora Transcian.

Publicidade

Semanário – Como Capivari está se preparando para capacitar a mão de obra para estas novas empresas? Há parcerias com escolas de formação que oferecem cursos gratuitos?

Rodrigo – Nós contamos com uma novidade que é a volta do Centro Paula Souza ao município. No local são oferecidas aulas de informática e administração. Também doamos uma área para o Estado para a construção de uma ETEC. Além disso, temos parcerias com o Instituto Federal, o Senai de Rafard e aproximadamente mil alunos recebem ajuda no transporte escolar para buscarem qualificação e formação em outras cidades.

Semanário – Quais foram os principais investimentos da sua administração para melhorar a infraestrutura do Distrito Industrial?

Rodrigo – Muitos foram os investimentos para a regularização do DIC II, como: CETESB, CPFL e cartório. Já o DIC I, após 23 anos, receberá um investimento de mais de R$ 7 milhões em pavimentação asfáltica, calçadas e esgoto.

Semanário – Quais os novos projetos para a área do Desenvolvimento Econômico da cidade?

Rodrigo Proença – Adquirimos uma área de 120.000 m² para a implantação do DIC III às margens da duplicação da rodovia SP 308, onde as empresas a se instalar já contarão com a disponibilidade do gás natural.

Semanário – A Lei de Incentivos Fiscais auxiliou na vinda dessas novas empresas? Como funciona?

Rodrigo Proença – A Lei de Incentivos Fiscais influenciou sim a vinda dessas empresas para Capivari. O projeto funciona em duas modalidades, sendo que o empresário que se instalar na cidade (empresa ou comércio) terá isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviços) e emolumentos (taxas diversas) de até 15 anos. Além disso, terá a cessão do uso de área pertencente a Prefeitura. Para tanto, as empresas devem passar por um processo licitatório em que será escolhida a que apresentar o melhor projeto seguindo os moldes estipulados pela Prefeitura. As empresas que passarem por esta fase têm que se comprometer a construir em até dois anos, ocupar uma área mínima de até 50% do total cedido e contratar 70% da mão de obra da cidade.

Semanário – Com quantas empresas o DIC I e o DIC II contam atualmente?

Rodrigo Proença – Hoje, o DIC I conta com quase 30 empresas ativas e outras cinco estão se instalando. A Mosb já está instalada no DIC II que deverá ter um total de seis empresas em funcionamento em 2016.

Semanário – Quais benefícios a vinda dessas novas empresas proporcionará para a cidade e a população?

Rodrigo Proença – Com a vinda dessas novas empresas teremos um crescimento como um todo na cidade. Aumentaremos a taxa de emprego, os índices de habitação e o comércio apresentará melhorias, além de gerar uma receita maior ao município, o que poderá ser aplicado em diversas áreas garantindo uma melhoria de vida à população.
________________________________________________________________

Envie a sua pergunta, crítica, elogio ou sugestão para o prefeito, devidamente creditada com o nome, bairro e telefone para contato, afinal, o anonimato não traz credibilidade:

– E-mail: [email protected]
– Facebook: www.facebook.com/jornalosemanarioregional
– Twitter: www.twitter.com/_osemanario

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo