Foi realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Capivari, com a participação de cerca de 30 pessoas, sobre a instituição do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos, na segunda-feira, dia 21, para a discussão sobre a coleta de reciclagem na cidade, na qual a cooperativa responsável não faz o serviço desde o início deste mês.
A reunião foi ministrada por membros do Consórcio Consimares. “Em Capivari o Plano foi aprovado, será uma ótima oportunidade para troca de experiências entre as cidades envolvidas e facilitará a conquista de verbas e os estudos para a destinação correta dos resíduos sólidos”, comento o diretor municipal de Meio Ambiente, Mario Cézar Franco Júnior.
Enquanto a situação não é resolvida e a coleta permanece paralisada, o diretor de Meio Ambiente pede a colaboração dos cidadãos para que levem os materiais recicláveis aos Ecos Pontos localizados na Prefeitura, supermercado Covabra, supermercado Bresciani (bairro Rossi) e no Serviço Autônomo de Água (Saae). Ainda segundo Franco Júnior, o objetivo é implantar a coleta seletiva feita pela própria Prefeitura em parceria com Cooperativas ou Associações.
O Plano do Consórcio é integrado pelos municípios de Americana, Capivari, Elias Fausto, Monte Mor, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara.