Leondenis Vendramim

Ateísmo

Dentro da filosofia há várias doutrinas sobre Deus. Teísmo é o ensino filosófico, categórico de que há um Deus eterno, doutrina que admite um Deus pessoal e providente, mantenedor de todo o Universo por ele criado.

Panteísmo, do grego “pan”, significa tudo, portanto, panteísmo é o sistema doutrinário que aceita Deus incorporado em todos os seres, animais, humanos ou não, e vegetais. Somos, por isso, deuses. O panteísmo fortaleceu o racionalismo com a lógica, temos razão divina, logo somos deuses. Pan era o nome do deus das florestas, a metade do corpo semelhante ao bode e a outra metade, parecido com o homem, tinha sempre uma flauta, pois amava a música. Ele causava horror a quem atravessasse a floresta à noite. Por isso os que sentem o horror dizem-se “em pânico”. Assim sendo a videira, o eucalipto, a serpente, o rato são deuses porque Deus está neles.

Deísmo é a doutrina filosófica que admite a existência de um ser supremo, cuja natureza desconhecemos, criador da terra, mas que está alheio aos seres criados, não se relaciona com sua criação. Aceita a religião natural, na qual não há coisa alguma relacionada a algum ser divino.

Gnosticismo é palavra originada da raiz grega “gnoses” que significa conhecimento. É uma corrente filosófica com influências dos livros apócrifos, platônica, mitraístas e outras, surgida nos séculos 1 e 2 d.C. entre os chamados sapiens.

Ateísmo é uma palavra originária do grego: “a” significa não + “teo”, que significa deus + o sufixo ismo. Ateísmo é a doutrina filosófica que não aceita a existência de Deus, baseado na fé ou na revelação, seja de perspectiva racional ou mesmo de forma apologética. Para os ateístas inexiste a possibilidade de haver um Deus criador de todas as coisas.

A matriz dos ateístas tem por título Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, situada em S. Paulo, e estabelece como objetivos: filantrópico, assistencial, promocional, recreativo, educacional, e desenvolver atividades sociais que promovam o ateísmo, o agnosticismo e o Estado laico. Defendem o livre pensamento e o ceticismo científico (sustenta a ideia de que ninguém conhece com certeza, a respeito da verdade). Muitos ateus pelo mundo são de religiões espiritualistas.

Segundo a pesquisa Gallup no mundo há 2,3%, ou, 23 milhões de ateus e 119 milhões de irreligiosos. (o número é aproximado e impreciso, por causa da epidemia de 2019 e 2020). Segundo o Datafolha, em 2022 o número de ateus e agnósticos era 739.000.000 e o número vem num crescente contínuo, a cada censo. Seu presidente no Brasil é o Sr. Daniel Sottomaior.

O jurista renomado Dr. Ives Gandra Martins defende que a ATEA viola a Constituição em seu artigo 3º porque “além de mentirosa […] discrimina aqueles que acreditam em Deus”. O conteúdo das mensagens publicadas é “agressivo e preconceituoso” porque não tem por objetivo apenas “defender o direito de ser ateu”, mas sim, “agredir a própria religião”. Uma verdadeira sociedade democrática, afirma Gandra, não pode ter preconceitos, e essas campanhas são preconceituosas”. Em sua resposta ao Dr. Gandra Martins, Sottomaior diz que, “fazer os religiosos se sentirem atacados por ateus é uma estratégia eficaz para advogados da Cúria Romana (amigos da corte). Com o medo, impede-se que indivíduos possam se aproximar das linhas do livre-pensamento”.
Ateísmo se opõe e luta contra Deus, a Bíblia, e a tudo o que se refere ao Criador. Não creem em Cristo e em milagres, atribuem-nos a algum fenômeno ou a invencionices.

Em suas atividades, a ATEA mostra-se ferrenha na luta contra instituições governamentais por terem, no município, Estado ou território nacional, monumentos, ensinos, e outros quaisquer símbolos ou mesmo cedência de espaço para fazer menção a Deus, ou a alguma religiosidade. Em suas atividades, publicadas pela Associação há muitas ações e representações contra Prefeituras, Estados e Federação junto à Promotoria Pública devido a tais atividades. Há também uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade – julgada pelo STF) contra estudos de livros da Bíblia nas escolas do Rio de Janeiro.

“Diz o néscio no seu coração: Não há Deus, têm-se corrompido e fazem-se abomináveis.” (Salmo 14:1) Jesus veio e morreu para salvar aqueles que nele creem. (S. João 3:16). Quando Cristo voltar, achará fé na Terra? (Lucas 18:8) Quem não crer terá de procurar outro recurso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?