A Associação Washi-Ki-O de Capivari brilhou no Campeonato Brasileiro da Shinshukan de Karate 2024, realizado nos dias 19 e 20 de outubro, no Ginásio Falcão, em Praia Grande, SP. Com a participação de mais de 700 atletas representando 30 associações de cinco estados, o evento consolidou-se como uma das principais competições da modalidade no país.
Os 14 atletas da equipe de Capivari trouxeram para casa um total de 15 medalhas, sendo 6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze, garantindo o 7º lugar no quadro geral. Entre os destaques individuais, os atletas conquistaram as seguintes classificações:
- Layon Andrade: 1º Lugar no Shiai e 2º Lugar no Kata;
- Aron Andrade: 3º Lugar no Kata;
- Raul Viana Tezotto: 3º Lugar no Kata e 3º Lugar no Shiai;
- Pedro Pina Schincariol: 1º Lugar no Shiai e 2º Lugar no Kata;
- Gustavo Furlan: 3º Lugar no Shiai;
- Everton Furlan: 1º Lugar no Kata e 1º Lugar no Shiai;
- Edison Zuin: 2º Lugar no Kata Individual e 2º Lugar no Kata em Equipe;
- Agatha Bezerra Costa: 3º Lugar no Kata;
- Kelly Zuin: 1º Lugar no Shiai, 1º Lugar no Kata Equipe e 2º Lugar no Kata Individual.
Além das conquistas nas competições, no dia 18 de outubro, a Associação Washi-Ki-O participou do Exame de Graduação de Faixas Pretas, um marco na trajetória de seis de seus atletas, que obtiveram novos graus de faixa preta. Layon Rafael de Andrade, Beatriz Gagliardi Ferreira e Caren Cristine Leopoldino conquistaram a faixa preta 1º Dan, enquanto Bruno Darros Lorençon e Henan Costa alcançaram o 2º Dan. Evandro Rodrigues O. Laureano obteve a faixa preta 3º Dan.
Edison Zuin, sensei e líder da equipe, foi um dos destaques ao receber a faixa Kodansha, uma honraria de alto grau no mundo das artes marciais. Com 38 anos dedicados ao karate, Zuin expressou sua gratidão e destacou a importância de continuar o legado da Shinshukan. “Ser Kodansha é representar a experiência e sabedoria que o karate me proporcionou durante todos estes anos. Além disso, é um sonho pessoal atingir esta graduação, para continuar servindo de exemplo para meus alunos e para sociedade”, afirmou.
Zuin fez questão de agradecer aos patrocinadores que viabilizam a participação e o desenvolvimento dos atletas: Capivari Clube, Empório Armazém da Terra, Tomazin Turismo, Sicoobcooplivre, Nova Fonte, OASIS Distribuidora e Delivery, The Best Imob, JP Produções & Eventos, J.A.M.L Móveis Planejados e Prefeitura de Capivari.
A trajetória do sensei Edison Zuin reflete o compromisso da Associação Washi-Ki-O em formar cidadãos através do esporte. Fundada em 1995, a academia é referência na prática do Karate-Do e na promoção de projetos sociais como o “Karate para Todos”, que atende crianças e adolescentes em parceria com a Prefeitura e instituições sociais de Capivari.
A prática do karatê não se resume ao esporte, mas se traduz em uma filosofia de vida, um caminho para a formação de caráter e disciplina. A dedicação dos atletas e o exemplo do sensei Edison Zuin são testemunhos vivos de como as artes marciais podem transformar vidas e comunidades.