No início do mês de agosto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou relatórios que apontam que a operadora de celular TIM, é acusada de “derrubar” ligações dos usuários do plano Infinity pré-pago, dos clientes do Paraná. O plano oferece um benéfico ao usuário, onde é cobrado apenas um único valor por chamadas efetuadas (independente do tempo da ligação), diferentes de outros planos da operadora em que as ligações que são cobradas por minuto.
Um relatório de fiscalização da Anatel constatou que as quedas de chamadas de clientes do plano Infinity são quatro vezes maior do que a dos outros planos. Desta forma, a TIM foi monitorada e o laudo final concluiu que não havia motivos técnicos e nem operacionais para acontecerem estas quedas de ligações, já que todos os clientes da TIM, independente do plano, usam a mesma rede. Portanto, poderia ser uma estratégia para a operadora ganhar mais ou priorizar o cliente mais lucrativo, detalha o documento da Anatel.
Com isso a Anatel, quer exigir que todas as operadoras de telefonia, tarifem apenas uma única ligação para as chamadas seguidas ao mesmo número em até dois minutos. Desta forma, proíbe que as operadoras cobrem um valor fixo por ligação. Além disso, está sendo votado um novo regulamento do Serviço Móvel Pessoal sairá nos próximos meses.