Leondenis VendramimOpinião

Amigo

01/08/2016

Amigo

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | Dia 20 de julho foi o dia do amigo, por isso resolvi escrever sobre você e para você Amigo Leitor. Parabéns pelo dia!
Houve uma Cruzada Mundial da Amizade para valorizar o relacionamento entre as pessoas. O médico paraguaio Ramón Artemio Bracho, em 1958, sugeriu que se comemorasse o dia mundial da amizade. Fixaram o dia 30 de julho para tal. Em 27 de abril de 2011 a Assembleia Geral da ONU propôs aos seus paises membros a adoção do dia 30 de julho como o Dia Internacional da Amizade. Nos EUA, na Asia e em outras partes comemoravam no primeiro domingo de agosto. Na Argentina, o também médico, Enrique Ernesto Febbraro indicou a data da chegada dos americanos à Lua (20 de julho de 1969) como o dia universal do Amigo. O argentino enviou cartas a diversos países para instituir este dia como o Dia Internacional da Amizade.
A palavra “amigo” vem do latim (língua já morta); em sentido poético é agradável, mas originalmente significava afeiçoado, querido, aliado, e por extensão, a pessoa que se pode confiar segredo e de quem se recebe conselhos. Os filósofos da antiga Grécia se ocuparam desse importante tema. Veja o que alguns filósofos disseram:
Francis Bacon: “Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto”.
Confucio: “Entre amigos as frequentes censuras afastam a amizade”.
“Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça a qualidade”.
Sócrates: “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolver em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”.
Se você tem amigo você é muito feliz, e será mais longevo, é raridade que se preza, e deve manter-se mesmo com sacrifício de tempo e dinheiro. O escritor Marcos De Benedicto escreveu, numa Meditação Matinal, sobre “O melhor Amigo”: “…um estudo na Australia indicou que, estatisticamente as pessoas que tem uma rede maior de amigos vivem mais. A interação com os amigos parece ser mais importante do que o índice de contato com a família. Além do apoio psicológico, os amigos encorajam o cuidado da saúde e ajudam a reduzir a ansiedade nos momentos difíceis”.
“Amigo é coisa pra se guardar. Debaixo de sete chaves dentro do coração, assim falava a canção que na América ouvi. Mas quem cantava chorou ao ver o amigo partir. Mas quem ficou no pensamento voou, Com seu canto que o outro lembrou…” Cantou Milton Nascimento.
A Bíblia nos adverte: “As riquezas multiplicam os amigos” Pv 19:4. Os “amigos” bajuladores são aqueles que amam mais a si mesmos, não fie neles, pois é nas provações que se conhecem os verdadeiros amigos. “Guardai-vos cada um do seu amigo” diz Jeremias 9:4.
“Os amigos… ajudam na socialização, fortalecem a autoestima, diminuem a solidão, apoiam nos momentos dificeis, solidarizam-se nas crises, trocam ideias, compartilham sonhos, vibram com o sucesso, caminham juntos, expressam sentimentos, dividem o coração”. E mais adiante De Benedicto diz que biblicamente amizade (no grego filia) “não é somente o que se sente ou diz, mas o que você faz. Nesse sentido o modelo ideal de amigo é Jesus”. Meditação Matinal, 2016, p 206. Sim, Jesus sofreu os horrores da pior agonia e deu a vida por nós no Calvário. Ele disse: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar a vida em favor dos seus amigos.” João 15:13. É o nosso melhor Amigo. Ele diz: “Já não vos chamo de servos porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho vos chamado de amigos… João 15:15. A Jesus você pode segredar seus temores, fracassos e frustrações mais íntimos. Ele diz “Não temas, estou contigo…Eu te ajudo, e te sustenho com a minha destra fiel” Is 41:10 Ele é o Amigo nas horas incertas. Pode confiar. Procure ser um amigo tal como Jesus. Você só tem a ganhar.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo