27/04/2015
Alunos da Escola Luis Grellet plantam três mil árvores no loteamento Jardim São Carlos
Trabalho foi realizado na manhã de quinta-feira, 16, com o intuito de conscientizar as crianças sobre a importância da recuperação da flora local
RAFARD | Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor Luis Grellet plantaram três mil mudas de árvores no loteamento Jardim São Carlos, na manhã de quinta-feira, 16. A ação foi acompanhada pelo prefeito César Moreira (PMDB), pelo vice Carlos Roberto Bueno (PPS) e pela chefe do Departamento de Meio Ambiente, Camila Garcia Santos, que seguem investindo em trabalhos ambientais.
Neste ano, já foram entregues kits para os estudantes e realizadas palestras abordando temas de preservação e resgate da natureza. Desta vez, um trabalho prático foi efetuado no intuito de conscientizar as crianças sobre a importância da recuperação da flora local. No caso, o trabalho envolveu uma compensação ambiental para o novo loteamento de Rafard, localizado na Avenida Dr. José Soares de Faria.
Segundo Camila, aproximadamente 26% do total do terreno (233.300,81 metros quadrados) será área verde. Deste modo, as ações realizadas visam não somente à reconstituição do ecossistema local, mas também atender ao Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) emitido pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.
“Nossa ideia parte da melhoria da qualidade de vida, por meio do uso correto dos bens fornecidos pelo meio ambiente”, explica. “Este trabalho específico faz com que os alunos aprendam o real valor de uma árvore e o quanto elas são importantes perante todo o nosso ecossistema”, acrescenta Camila.
Na ocasião, os alunos da Luis Grellet tiveram orientação técnica sobre como fazer a abertura das covas, adicionar os insumos (adubo) e realizar o plantio. De acordo com a chefe do Departamento de Meio Ambiente, haverá ainda um trabalho de manutenção pós-plantio dessas mudas até que elas apresentem condições ideais para se manterem sozinhas.
Para o prefeito César Moreira, a iniciativa proporciona interação entre estudantes e natureza. “Eu acredito que esta seja a melhor maneira de concientizar as crianças diante de um tema tão importante. Elas literalmente colocam a mão na massa, se divertem em plantar e compreendem a grande responsabilidade que todos têm.” Segundo ele, o governo municipal continuará o trabalho ambiental nas escolas e já prepara novas ações e palestras para a sequência do ano.