07/07/2015
Ajustar as velas e em frente
Viver na fé, com esperança e amor são ensinamentos cristãos. Dar de si, sem pensar em si ou mais se beneficia quem melhor serve são lemas rotários.
Ambos, trazem mensagens fortes e claras de como viver em sociedade. Quando aplicados no dia a dia, esses ensinamentos nos fazem crer que o mundo ainda tem jeito e que tudo pode ser melhor.
Confúcio já dizia que é melhor acender uma única vela do que ficar reclamando da escuridão. Ainda bem que ainda existem pessoas que mesmo nas incertezas e perante a tantos desafios e dificuldades, não deixam a chama apagar, assumindo o desafio de criar um brilho mais intenso que reluza em todo o mundo.
Assumir responsabilidades e ser um presente – e mais presente – para o mundo. A união cria mudanças positivas e duradouras nas comunidades e pelo mundo afora. A paixão pelo servir ajuda a realizar coisas extraordinárias. A tarefa é ver essas coisas de forma diferente, com uma perspectiva de enxergar os desafios de uma maneira singular. Pensando de forma diferente e aplicando a liderança e a experiência aos problemas sociais, com certeza, soluções excepcionais serão encontradas. Agir com responsabilidade, dedicação e perseverança levará ao caminho de mudanças duradouras.
É claro e notório que cada dia mais o ser humano vive escravizado pelo tempo, abdicando de certos momentos com a própria família para cumprir suas obrigações, mas é necessário que os que podem, continuem fazendo a diferença.
Francisco de Assis ensina que é dever de cada um começar fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível. Pensamento que se completa com a reflexão do teólogo William George Ward: “O pessimista queixa-se do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.”
É hora de ajustar as velas e começar a fazer o necessário!
Adaptação do discurso do diretor do jornal O Semanário Túlio Darros, na ocasião da posse como presidente do Rotary Club de Rafard, em 30 de junho de 2015.