Geral

Ainda, Capivari V

19/01/2018

Ainda, Capivari V

ARTIGO

Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário

Denizart Fonseca é professor de Educação Física e militar (Foto: Arquivo pessoal)
Denizart Fonseca é professor de Educação Física e militar (Foto: Arquivo pessoal)

Registros Civis em Capivari

Os livros do Cartório de Registro Civil de Capivari, que fazem o assento, para o período que nos interessa, dos nascimentos, casamentos e óbitos ocorridos na área geográfica que atualmente integra os municípios de Capivari – Rafard e Mombuca são fontes fundamentais para a datação da chegada das famílias à região.

Esses livros foram consultados de duas formas; em poucos casos, diretamente no Cartório; na maior parte, entretanto, através de cópias fac-similares realizadas pela Igreja Mórmon, como se comenta mais adiante. Consultas a essa fonte, por mais quer das duas formas, são referenciadas pela sigla CRC.

Registros paroquiais em Capivari

Os assentos de batismos, casamentos e óbitos feitos na Igreja Católica, também são de grande valia, levando em conta que quase toda a população migrante praticava essa religião. Em alguns casos, as uniões matrimoniais se faziam apenas pela cerimônia religiosa, ocorrendo o casamento civil muito tempo depois. Em Capivari, até meados do século XX, havia apenas uma paróquia, a de São João Batista, o que facilita a consulta aos livros.

Para esses casos, não se fez pesquisa in loco. Todos os registros foram consultados nos bancos de dados da Igreja Mórmon.

Os assentos do livro de registros paroquiais são sempre referidos pela sigla LRP. Por questões editoriais, as informações obtidas por ocasião do batismo foram resumidas ao local e à data do nascimento da criança, o que traz duas perdas importantes: por um lado, a data do batismo não apresentada no texto, é mais confiável que a informada no momento pelos pais. Também a omissão do nome dos padrinhos, priva o leitor de um registro importante sobre vínculos sociais da comunidade, numa época em que a escolha dos padrinhos representava uma forma de consolidação de laços de amizade e relacionamento.

Livros de registros do Cemitério de Capivari

Até há pouco tempo, os livros de registro do Cemitério de Capivari – Cemitério São João Batista – estavam disponíveis para consulta, no pequeno escritório que fica em sua portaria. Muitas informações essenciais sobre as famílias estudadas foram obtidas por meio de consulta a esse acervo, estando referenciadas pela sigla CSJB-LR.

Tem-se notícias de que essa consulta não está mais liberada, por questões ligadas ao manuseio não qualificado dos livros. É, com certeza, fundamental esse cuidado com a preservação de documentos importantes para a história da cidade, mas fica a expectativa de que seja dada em breve uma solução que permita o acesso a esse importante acervo, sem prejuízo de sua integridade.

Adicionalmente à consulta aos livros, foram obtidas também informações nas lápides dos jazigos dos Cemitérios, de Capivari – referenciadas como CSJB – de Rafard e de Mombuca.

Registros na Delegacia de Capivari

O acervo de registros de estrangeiros da Delegacia de Polícia de Capivari, recentemente catalogado e referenciado no texto com a sigla DPC, constitue uma nova e importante fonte de informações. Merece, portanto, um destaque especial. (ver em Box).

Cidadania

Prosseguiremos, na intenção de colaborar com as autoridades administrativas de Rafard, para que as leis e regulamentos sendo cumpridos, deem à população a certeza de que está sendo – merecidamente – amparada e protegida. Mesmo com as nossas constantes solicitações a Prefeitura (responsável pela iluminação pública) nada foi feito pela lâmpada apagada no poste em frente a casa nº 194, da Rua Conselheiro Gavião Peixoto. Até quando?

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?