14/09/2015
Agricultores participam de curso sobre derivados do leite
Aulas ensinaram a confeccionar desde sorvete até queijo francês; 20 agricultores participaram do curso, que aconteceu no Centro do Idoso
MOMBUCA | O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Casa da Agricultura de Mombuca, com apoio da Câmara e da Prefeitura, realizaram entre os dias 25 e 28 um curso de derivados do leite, no Centro do Idoso. As aulas somaram um total de 32 horas, com instruções sobre a confecção desde sorvete até queijo francês, e foram direcionadas a 20 agricultores do município.
“O curso é uma excelente capacitação direcionada aos produtores”, afirma o professor Wilson Emilio. “Fizemos queijo minas, queijo frescal, mussarela, queijo coalho, meia cura simples e temperado, queijo suíço e francês, mussarela em nó, creme de leite, doce de leite, leite condensado, manteiga, chantilly, sorvete, entre outros produtos”, conta.
“Esse curso foi muito bom. Aprendi muito, porque eu já comercializava queijo frescal e agora vou poder aprimorar ainda mais minha produção, comercializando o que aprendi, como ricota e mussarela”, diz a agricultora Valeria Vilares Balan. “Estou muito feliz com todo o aprendizado.”
Para o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Mombuca, Guilherme Dorelli, o curso é de grande importância, principalmente para aqueles que querem aumentar a renda. “O curso é destinado para o produtor rural, que pretende, com a matéria-prima de sua propriedade, gerar frutos para seu consumo e futuro aprimoramento de renda.”
A prefeita Maria Ruth de Oliveira (PR) acompanhou as aulas. “É sempre bom ter cursos para aprimoramento de nossos munícipes. Nossa gestão trabalha cada vez mais para trazer sempre o melhor para cada cidadão mombucano.”