09/01/2015
Agricultores e técnicos participam de palestra sobre pastagens e preparação de solo
Palestra fez parte do evento ‘Dia de Campo’, realizado no último dia 26, na Chácara do Nenê Fávero, no bairro Limoeiro
RAFARD – No último dia 26, aconteceu mais um “Dia de Campo”, com palestra sobre a reforma de pastagens e semeadura de forrageiras (comida para gado). O evento foi realizado na Chácara do Nenê Fávero, no bairro Limoeiro, e contou com a presença de diversas autoridades municipais, entre elas o prefeito César Moreira (PMDB) e o secretário de Habitação de Capivari, Arlindo Batagin Júnior.
A palestra foi promovida pela Casa da Agricultura de Rafard e pela Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati), em parceria com a Canacap, Heringer, Sementes Marangatú e Calcário Diamante, e foi ministrada pelo engenheiro agrônomo da EDR Piracicaba/Cati Gustavo Ferraz de Arruda Vieira.
O chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária, Márcio Jacob Hessel, e o chefe da Casa da Agricultura de Rafard, Décio Leite, também marcaram presença, assim como engenheiros agrônomos e produtores de Mombuca, Capivari, Elias Fausto, Charqueada, Tietê, Santa Bárbara D’Oeste e Cerquilho.
O tema abordado é pertinente diante do cenário de seca que perdura por todo o estado. Por isso, o gerente técnico da Heringer, Jairo Pinda Guida, disse que o projeto será implantado em todos os municípios da região de Piracicaba.
De acordo com Jacob, os produtores se beneficiarão das novas técnicas, superando a dificuldade da estiagem e aumentando a produção. “O objetivo é transformar uma área de pastagem degradada em uma área com excelente manejo, gerando assim uma demanda maior aos produtores”, explica.
Segundo o prefeito de Rafard, César Moreira (PMDB), o incentivo aos produtores é prioridade do governo municipal, com diversas parcerias firmadas nos últimos meses, agregando muito ao cenário agrônomo. “Nossa preocupação com os agricultores é evidente, sempre trazendo palestras, novas técnicas e firmando parcerias. As novas tecnologias para manejo de pastagens para bovinocultura de corte é uma das alternativas para o produtor familiar, já que a produção da cana de açúcar está com baixo preço no mercado e altos custos de produção.”