23/06/2014
Agência Reguladora Ares PCJ comprova qualidade da água distribuída em Capivari
Desde sua implantação, Saae cumpre portaria que estabelece padrões de potabilidade, competências e responsabilidades em relação ao controle de qualidade
CAPIVARI – A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares PCJ) comprovou a qualidade da água distribuída em Capivari O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) cumpre desde sua implantação a portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde que estabelece, além do padrão de potabilidade (medição da qualidade de água para consumo), as competências e responsabilidades atribuídas ao controle de qualidade da água.
A água tratada e distribuída à população capivariana é constantemente monitorada e avaliada pela Agência Reguladora Ares PCJ, além das análises de rotina, que seguem os parâmetros de frequência nas duas estações (ETA I e ETA II). A cada duas horas são verificados PH, cor, turbidez, flúor e cloro da água em laboratórios contratados e creditados.
Segundo o relatório da agência encaminhado ao Saae, o teste realizado em junho em diversas residências da cidade comprova que não há nenhum parâmetro em desconformidade com a portaria 2.914/2011, nem com a Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e define a Política Federal de Saneamento Básico.
Para o superintendente do Saae, José Luiz Cabral, “é uma preocupação constante garantir água de qualidade a toda população”. “Com estas análises, podemos afirmar a excelência da água que é distribuída”, diz ele, lembrando que, em 2013, o Conselho Regional de Odontologia também comprovou a qualidade da água distribuída em Capivari.