Um Gol prata, placa DEH 6217, de Rafard, conduzido por P.H.S., de 38 anos, colidiu com um veículo guincho da empresa TLMIX, na rua João Squilassi, no Distrito Industrial de Rafard – próximo ao trevo de acesso à SP101. O acidente ocorreu por volta do meio dia desta terça-feira (18).
Segundo a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, o condutor do veículo Gol não é habilitado e apresentava possíveis sinais de embriaguez. As primeiras informações são de que o guincho realizava manobras na pista para entrar no pátio da empresa e o condutor do veículo Gol não teria respeitado a sinalização de pare, ocasionando o acidente. Com a violência da batida, o condutor do gol, que estava sem o cinto de segurança, arrebentou o volante do veículo, que ficou parcialmente destruído. O motorista do guincho nada sofreu.
O resgate da Concessionária Rodovias do Tietê realizou os primeiros socorros no local e o Corpo de Bombeiros de Capivari encaminhou P.H.S., que estava agitado, mas consciente, para a Santa Casa de Misericórdia de Capivari. A informação é de que aparentemente o condutor do veículo tenha sofrido uma fratura de bacia.
O tráfego não foi afetado e a pista liberada em seguida.
Campanha
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu nesta semana o tema da Semana Nacional de Trânsito 2012 como sendo “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.
Atualmente cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. Levando em conta que dois dos principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito são a relação “comportamento e segurança dos usuários” e o excesso de velocidade, e os relatórios internacionais sobre acidentes de trânsito, essa é a explicação para a escolha feita pelo Contran do tema Semana Nacional de Trânsito 2012.
Assim como nos anos anteriores, a Semana Nacional de Trânsito será realizada entre os dias 18 e 25 de setembro. A velocidade é tema inédito na semana nacional, e o principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. Para traçar e realizar as ações o Contran definiu como prioridade a necessidade de unir esforços intersetoriais, visando à redução dos acidentes de trânsito.