Secretário-adjunto de Gestão Pública também entregou melhorias na unidade de Itu
PORTO FELIZ – O secretário-adjunto de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Rogério Barreto, inaugurou na quinta-feira, 13, a 79ª unidade do Acessa SP da região de Sorocaba. O posto está instalado em Porto Feliz, no centro da cidade. O município ainda não contava com o programa de inclusão digital do Governo do Estado, gerenciado pela Secretaria de Gestão Pública.
Acompanhado do superintendente do programa, Emilio Bizon Neto, Barreto também esteve em Itu para entregar a modernização da infraestrutura da unidade Cidade Nova. Essas ações fazem parte do Plano de Expansão do programa, com melhor qualidade e mais conteúdo para os usuários.
Porto Feliz
O posto do município, instalado na Rua Custódia Sacramento, 89 – Centro, conta com dez computadores, acessibilidade para deficientes físicos e sistema operacional 4.0 – que permite o uso dos computadores por deficientes visuais e internet com velocidade de 2 MB.
“É uma satisfação podermos levar o Acessa SP para todos os cantos do estado. Nossa meta é atender, até o final deste ano, os 645 municípios paulistas, e caminhamos forte para cumprir este objetivo” – ressalta o secretário adjunto.
“Porto Feliz é uma cidade em crescimento e terá destaque internacional por receber a seleção de Honduras durante a Copa do Mundo. Levar o programa ao município só reforça a importância deste momento”, completa Barreto, lembrando que o Acessa conquistou, ano passado, o prêmio nobel da inclusão digital no mundo, da fundação Bill & Melinda Gates.
O Acessa SP foi implantado através de parceria entre a Prefeitura de Porto Feliz e o Governo do Estado de São Paulo. É um programa de inclusão digital criado em julho de 2000 e que oferece à população acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial, a internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos. O espaço possui acesso gratuito e livre à internet.
Com a unidade do Acessa SP, a população de Porto Feliz terá acesso a diversos serviços gratuitos, como: cursos online, agendamento Poupatempo, emissões de boletos, certidões, segunda via de CPF, Boletim de Ocorrência, Nota Fiscal Paulista, consulta para trabalhos escolares, regularização eleitoral, além de contar com impressão gratuita dos documentos.
O Acessa SP de Porto Feliz é o de número 757, em 625 municípios do estado. “Além da internet rápida, nossos monitores são capacitados para ministrar cursos e ajudar as pessoas com outros serviços oferecidos. Tudo de forma gratuita”, comenta o superintendente do Acessa SP.
Na oportunidade, Barreto anunciou dois cursos rápidos, de inglês e de espanhol, e também o curso de turismo receptivo, todos gratuitos. “Além disso, a equipe está trabalhando para colocar um sinal de wi-fi, liberando o sinal para a Praça da Matriz”, completa.
Modernização e ampliação
Em Itu, no posto da Cidade Nova, inaugurado em 2009, dez equipamentos foram trocados. Ao todo, são três unidades do Acessa SP em Itu que, juntos, já realizaram mais de 275 mil atendimentos. “É fundamental esse processo de modernização dos equipamentos, para levar à população um atendimento com mais qualidade”, comenta Emilio Bizon.
Ele aproveitou para reforçar a importância da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Gestão Pública, e as prefeituras. “Encontramos os prefeitos muito felizes por perceberem que têm em suas cidades um programa de reconhecimento mundial em inclusão digital”, finaliza.