08/12/2014
Abaçaí promove ‘Aiuê de Natal’ em Rafard
Encontro entre a prefeitura e a empresa definiu ampla programação cultural para os dias 17 e 18
RAFARD – O prefeito César Moreira (PMDB) e o vice Carlos Roberto Bueno (PPS) estiveram na última segunda-feira, 1º de dezembro, na sede da Abaçaí Cultura e Arte, em São Paulo, para conversar sobre as atrações que a cidade deve receber nos próximos dias. A diretora de Cultura, Esporte e Turismo, Sabrina Boaventura, e o chefe de Gabinete, Marcos Camargo, também estiveram presentes.
A equipe foi recebida pela Abaçaí com um almoço e a conversa foi bastante produtiva. Na reunião, ficou acertado que nos dias 17 e 18 de dezembro, a empresa promoverá em Rafard o “Aiuê de Natal”, na Fazenda São Bernardo. “Aiuê”, no quimbundo, expressa festa, admiração, surpresa, alegria. São encontros onde se compartilham cultura, mesa e satisfação de estar junto.
A programação começa na quarta-feira, 17, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com o Recital Cantares Natalino, uma apresentação que contempla a musicalidade dos festejos latinos deste período. Composto por músicas tradicionais da Venezuela, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Brasil, o recital apresenta um olhar diferenciado do Natal, baseado em valores, sentimentos, alegria e esperança.
Depois, na quinta-feira, 18, a Fazenda São Bernardo abre as portas para um compartilhamento cultural e da Mesa Paulista. Violeiros, acordeom, batuque paulista e uma vivência com integrantes do Balé Folclórico de São Paulo são uma das atividades que marcam o primeiro “Aiuê” no município. Nesse dia, também vai acontecer o Plantio da Bandeira da Paz, em frente à capela da fazenda. A ação é inspirada pela Unesco/ONU e semeado entre diversas cidades do estado pela Abaçaí.
A fazenda receberá o plantio de mudas nativas como um símbolo de compromisso e atenção com o meio ambiente. Para brindar essa vivência compartilhada, a Mesa Paulista será posta, com os sabores das culinárias caipira e tropeira. Também estão em andamento negociações para que Rafard seja incluída à peregrinação de Nossa Senhora Aparecida, a qual deve passar na cidade dia 17.