Falando de Vinho

A tradição do vinho na Páscoa

História – A origem da tradição do vinho nas festividades da Páscoa não é exata, mas alguns estudiosos explicam que se deu através da representação da Santa Ceia, momento este que foi registrado por artistas como Leonardo Da Vinci, onde os principais alimentos servidos são o pão e o vinho.

Além de toda essa questão histórica, como sommelière, afirmo que existe outro motivo pelo qual o vinho é a bebida escolhida para os domingos de páscoa.

Essa incrível bebida é capaz de realçar o sabor dos pratos da Semana Santa, que geralmente são os peixes e os chocolates.

Durante a Semana Santa, os brasileiros tem a tradição de consumir os pratos típicos da época, que normalmente contam frutos do mar, entre eles, o bacalhau que costuma ser a estrela do cardápio. Em Portugal, a combinação mais tradicional são os tintos leves e frutados, que não passam por madeira.

Foto: Reprodução internet

A combinação mais comum por aqui é com vinhos brancos mais encorpados, com passagem por barricas. Evite apenas os tintos muito encorpados e tânicos, que não combinam com o sabor salgado dos pratos.

Entre o vinho tinto ou branco é importante lembrar que o tipo do vinho utilizado nesta data vai depender do prato a ser saboreado.

Pratos mais gordurosos pedem vinhos com mais acidez, um tinto leve tem seu lugar; Molhos salgados ou alimentos defumados casam melhor com vinhos jovens e frutados.

Se você optar por algum tipo de peixe, os pratos grelhados e acompanhados de molho leve devem ser seguidos de espumante brut ou branco seco frutado jovem; os servidos com molho mais acentuado devem ser acompanhados de um tinto jovem ou branco maduro.

Apesar de não ser muito frequente o consumo do vinho com chocolates é uma ótima combinação, seja ao leite, amargo, com frutas ou castanhas, o doce mais famoso da Páscoa vai bem ao ser saboreado com um vinho mais encorpado, de teor de álcool mais elevado e com uma doçura igual ou superior a do chocolate.

O chocolate ao leite é o preferido de muitas pessoas. Com o sabor mais adocicado e cremoso, ele pede um vinho que seja ainda mais doce para harmonizar, como o Vinho do Porto que fica perfeito com tortas e ovos de páscoa.

Que a sua Páscoa seja doce, recheada de alegria e muito amor. Feliz Páscoa!

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?