Falando de Vinho

A fundamental uva Pinot Meunier

A uva Pinot Meunier é bastante curiosa, tanto em suas aplicações quanto nas suas peculiaridades específicas.

Por isso vamos conhecer mais sobre essa uva e aprender o que esta variedade tem a nos oferecer.

A uva Pinot Meunier, é originária da região de Champagne, França. É uma das uvas tintas mais cultivadas na França.

Esse fato pode gerar surpresa, pois seu nome não é muito conhecido entre os enófilos. Mas ela é uma variedade de uva de vinho tinto utilizada na produção de Champagne. É a menos reconhecida das três castas envolvidas na criação do famoso espumante francês – Pinot Noir e Chardonnay.

Contudo, a Pinot Meunier tem vindo a ganhar notoriedade e prestigio pelo corpo e riqueza única, que aporta ao Champagne.

É muito usada pelos aromas bastante frutados, que adiciona à bebida, e como uma uva para blends. (misturas). Quando ela está em quantidades maiores nesta bebida, perde-se um pouco o potencial de envelhecimento, mas ganha-se em sabores frutados.

A Pinot Meunier foi documentada pela primeira vez no século XVI e o seu nome significa “moleiro” (“Meunier” na França e “Müller” na Alemanha), por causa de uma poeira semelhante a farinha que fica na parte de baixo de suas folhas.

Apesar da Pinot Meunier ser utilizada na elaboração de vinhos tintos e rosés, é mais fácil encontrar a variedade no corte do Champagne.

O Champagne é ótimo como aperitivo e também como companheiro para uma salada e sobremesas à base de frutas.

O dia internacional da casta Pinot Meunier é celebrado todos os anos, no dia 16 de dezembro.

Érica Falsirolli Franchi
Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?