Leondenis Vendramim

Herois e heroísmo

A palavra herói, foi recebida do latim ”hero” – “heróis”, um semi deus, como os gregos: Aquiles, Atlas, Céfalos, Eneias, Hércules (ver Monteiro Lobato), Mênon, Orfeu, Perseu, Sarpedão, Ulisses, e semi-deusas: Helena, Isabela, Janice e muitas outras. Os heróis romanos são filhos dos homens, escolhidos entre os mais fortes e treinados por Lupa nos campos de Júpiter. Entre os semideuses romanos não podem ser esquecidos os famosos Remo e Rômulo, amamentados pela Lupa (loba), mitológicos fundadores de Roma.

Ao referirmos a heróis, significamos alguém, que por ato de bravura, tenha salvo, com risco de vida, um animal ou pessoa, que agiu com bravura na guerra, ou alguém magnânimo que praticou algum ato de grande benefício à sociedade.

Neste caso, também tive meus dias de heroísmo. Estávamos acompanhando uma excursão da Escola Aurélio Sotto de Rafard na Usina de Açúcar Bom Retiro, em Capivari.

Conversava no alto de um monte com duas professoras, uma delas Profª Abdala Proença, mãe do meu ex-aluno Rodrigo A. Proença, ex-prefeito de Capivari nos alertou: “olha lá, dois alunos se afogando”.

O professor Mílvio Salvi procurava salvá-los com bambu, mas era curto. Saí correndo e com roupa, relógio, óculos e dinheiro no bolso, mergulhei e o tirei, já do fundo do riacho.

No barranco, debruçado, ele pôs muita água pela boca e pelo nariz. Mergulhei novamente para tirar o colega que entrou para ajudar, mas sem saber nadar.

O aluno era Anderson Guari, tão terrível era na escola, que dias depois me disse: “Professor, acho que o senhor se arrependeu de me salvar”. Atualmente, Ânderson é um pedreiro profissional. Sucesso meu querido Ânderson.

Em Brasília, na praça dos Três poderes há um panteão dos heróis nacionais, colocado por Oscar Niemeyer (1907- 2012), engenheiro responsável pelo projeto arquitetônico da Capital, e também uma pira acesa 24 horas por dia em homenagem aos nossos heróis.

O Panteão Tancredo Neves recebe visitas, funcionando normalmente, de terças às sextas-feiras, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 17h. Ali se encontram, sob legislação do Senado, nomes de heróis, como: Tiradentes, D. Pedro I, Almirante Tamandaré, Duque de Caxias, Imperatriz Leopoldina, José Bonifácio, Maria Felipa, Maria Quitéria e outros. Temos muitos heróis, o Senado relacionou no seu rol, 43 heróis, mas faltam muitos da FAB e da FEB, que voltaram da Segunda Guerra, em 1945, mutilados para defender com galhardia a honra nacional.

Vejo em destaque: Arlindo Lúcio da Silva, Geraldo Rodrigues de Souza e Geraldo Baêta da Cruz, três soldados que pertenceram ao 11.º regimento de infantaria expedicionário e que foram, assim como muitos brasileiros, lutar nos campos de batalha gelados da Itália, durante a 2ª guerra mundial, onde perderam a vida. 37
Lembram de Oskar Schindler (1908-1974) um rico industrial nazista, tido como herói por salvar 1200 judeus do holocausto? Ele era, a princípio um espião nazista, e empregava os judeus por ser mão-de-obra mais barata nas suas fábricas de esmalte enriquecendo-se dessa forma.

Contudo tinha de subornar os guardas alemães para proteger os seus empregados da deportação e da câmara de gás. Com o tempo passou a protegê-los e sustentá-los chegando a empobrecer-se, sendo auxiliado por companhias judaicas e pelos próprios judeus, a quem ele salvara.

Salomão nos diz que o “longânimo é melhor do que o valente e o que governa seu espírito do que o que toma uma cidade”. (Prov. 16:32)

Com este padrão Salomão não seria um herói, embora tivesse derrotado várias vezes os inimigos de seu povo, pois ele não conseguia dominar a si mesmo e a seus desejos diante das filhas dos filisteus de Timna e Dalila. Revelou o segredo de sua força, foi amarrado, arrancaram-lhe os olhos e perdeu a vida, destruindo também os seus inimigos. Só foi colocado no rol dos heróis em Hebreus (11:32) devido ao reconhecimento e à confissão a Deus. (1 Sam. 13 a 15)

Indubitavelmente o maior herói de todos os tempos foi Jesus Cristo, que sem dinheiro, sem ascendência social importante, em pouquíssimo tempo, três anos e meio, arregimentou um exército de seguidores, usando a arma do fazer o bem e ensinar a verdade, e hoje, seus seguidores são o maior regimento em todo o mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?