As obras da segunda fase de duplicações e criação de anéis viários nas rodovias Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101) e Comendador Mário Dedini (SP-308), ainda não tiveram o início, anunciada para 10 de outubro de 2022.
Na ocasião, as obras nas rodovias, que foram concedidas à iniciativa privada, estavam previstas para ocorrer entre 2022 e 2024. Entretanto, elas sequer tiveram início.
Segundo informou a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), na época, o acordo com o replanejamento dos cronogramas de execução de obras da Concessionária Rodovias do Tietê, estavam previstos investimentos na duplicação da SP – 101 e SP – 308, sendo eles:
- SP – 101 (Monte Mor) – Duplicação do km 25+700 ao km 33+040 – Previsão: janeiro/2023;
- SP – 101 (Capivari) – Duplicação do km 33+040 ao km 43+500 – Previsão: setembro/2023;
- SP – 308 (Elias Fausto) – Duplicação 2º Lote do km 108+660 ao km 127+730 – Previsão: novembro/2022.
- O ritmo das obras de duplicação da SP-101 será intensificado em 2023, com previsão de conclusão no trecho de Capivari (entre o Km 25,7 e o Km 43,5) em 2024.
- Na SP-308, a retomada da duplicação será iniciada em novembro de 2022, com conclusão também, no trecho de Capivari (entre o km 124+880 ao km 127+730) em 2024.
À reportagem da rádio Raízes FM, a Artesp informou que a previsão é que os trabalhos tenham início no segundo semestre deste ano.
“A Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa que o cronograma de obras da concessionária Rodovias do Tietê passou por readequação, mas as intervenções para duplicação de quase 18 quilômetros da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101) entre Monte Mor e Capivari e de cerca de 19 quilômetros da Rodovia Comendador Mário Dedini (Rodovia do Açúcar/SP-308) serão realizadas conforme previsto no contrato de concessão.
Os mecanismos contratuais para a realização das intervenções têm sido acionados pela Agência Reguladora para garantir a efetivação da obra. A previsão é de que os trabalhos tenham início no segundo semestre deste ano”, diz a nota.
Em abril de 2009, a Concessionária Rodovias do Tietê assinou, junto ao Governo do Estado de São Paulo, o contrato de concessão de 30 anos do Corredor Leste da Rodovia Marechal Rondon. Para a gestão de 415 quilômetros de rodovias e acessos.
O trecho concedido é constituído pela SP-101 (Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença), SP-113 (Rodovia Dr. João José Rodrigues), SP-308 (Rodovia Comendador Mário Dedini), SP-300 (Rodovia Marechal Rondon), SP-209 (Rodovia Prof. João Hipólito Martins) e SPI-162/308 (Contorno de Piracicaba- Rodovia Ernesto Paterniani) interligando 25 municípios do interior do Estado de São Paulo.
A cobrança de pedágio nas estradas sob concessão da Rodovias do Tietê começou a valer a partir de 2009. E, após 14 anos de cobranças, os usuários estão pagando muito mais caro e sem ter a duplicação toda realizada.
SP | PRAÇAS DE PEDÁGIO | LOCALIZAÇÃO (KM) | PASSEIO | COMERCIAL POR EIXO | MOTOS |
Rod.Jornalista Francisco Aguirre Proença | SP-101 | MONTE MOR | R$ 8,90 | R$ 8,90 | R$ 4,45 |
Rod.Jornalista Francisco Aguirre Proença | SP-101 | RAFARD | R$ 6,30 | R$ 6,30 | R$ 3,15 |
Rod Do Açúcar -Comendador Mário Dedini | SP-308 | ELIAS FAUSTO | R$ 4,30 | R$ 4,30 | R$ 2,15 |
Rod Do Açúcar -Comendador Mário Dedini | SP-308 | RIO DAS PEDRAS | R$ 9,70 | R$ 9,70 | R$ 4,85 |