Capivari

1ª Parada LGBTQIA+ de Capivari oferece muita cultura e manifestações pelo respeito a todas as formas de diversidade

A programação oficial começou no último sábado (03/06) com peça teatral. Durante 15 dias, expressão teatral, cinema e palestras sobre direito e LGBTIfobia investem contra todo tipo de intolerância e preconceito. A concentração final da primeira Parada de Capivari acontece no domingo (18/06) no platô da Praça Central a partir das 14h; o Ato Ecumênico está marcado para o mesmo dia às 10h. No sábado (17/06) à noite, a Festa DESCONTROLADA promete agitar ainda mais os participantes.

O MOVCASP (Movimento Capivari Sem Preconceito), de Capivari e Rafard, e a ONG Casvi, de Piracicaba, uniram os municípios da região do interior paulista na luta contra o preconceito, o racismo, a intolerância religiosa e a homofobia. Os dois coletivos organizam a 1a Parada LGBTQIA+ de Capivari, que acontece no próximo dia 18 de junho na Praça Central de Capivari (Rua Regente Feijó, 251-267, Centro). O dia começa com um Ato Ecumênico, marcado para às 10h no platô; a concentração oficial se inicia às 14h e a programação musical se estende até às 21h.

O programa inclui ainda a Festa DESCONTROLADA, que deve ocorrer na noite de sábado (17/06). A festa pré-Parada terá controle de identidades (🚫 Classificação etária: 18 anos) e segurança, com ingressos disponíveis pela Plataforma Sympla [https://www.sympla.com.br/evento/descontrolada-a-festa/2001197].

As atividades político-culturais da 1a Parada da região de Capivari e Rafard acontecem ao longo da primeira quinzena de junho e incluem eventos culturais (teatro e ciclo de cinema) e de conscientização: ainda estão previstas importantes palestras sobre direito e políticas públicas para a comunidade LGBTQIA+; os conceitos de diversidade sexual; racismo; e intolerância religiosa. Todas as atividades e manifestações públicas são inteiramente gratuitas e abertas a todo tipo de público.

O movimento que emerge em Capivari e Rafard se insere em um calendário oficial de lutas contra a LGBTIfobia e todas as suas diferentes formas de manifestação. O calendário congrega várias datas internacionais, nacionais e locais.

No mundo, o Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia foi fixado no dia 17 de maio de 1990, quando a OMS retirou da CID (Classificação Internacional de Doenças) o termo “homossexualismo”. No Brasil e no Estado de São Paulo, foram instituídos no ano de 2010 o Dia Nacional e o Dia Estadual de Luta contra a Homofobia, ambos através de Decretos do Poder Público.

Da mesma forma, em 2011, Piracicaba teve o Dia Municipal de Combate à Homofobia definido através de Decreto do Legislativo Municipal. Em Capivari, a Semana Municipal de Apoio às Diversidades e Combate às Intolerâncias foi definida através de Lei Orgânica do Legislativo Municipal, ficando, assim, definida em 2022 a semana do dia 15 de junho como o período do ano dedicado às mobilizações pela causa.

Programação Oficial da 1a Parada LGBTQIA+ de Capivari

CONCENTRAÇÃO PRINCIPAL
Data: 18/06 (domingo), às 14h
Local: Praça Central de Capivari (Rua Regente Feijó, 251-267, Centro, Capivari, SP)

ATO ECUMÊNICO
Data: 18/06 (domingo), às 10h
Local: Praça Central de Capivari (Rua Regente Feijó, 251-267, Centro, Capivari, SP)

Religiões afro-brasileiras:
• Casa Ojugbo ase Omi Oparà Ati Oba Baru
Responsável: Babalorixá Pai Omindarê (Cristiano t Oparà)
• Templo de Umbanda Xangô de Caboclo Pena Azul e Bahiana Maria do Balaio
Responsável: Pai Jhonatas de Xangô
• Templo de Umbanda Ogun de Le e Mãe Oxum
Responsável: Yalorixá Mãe Cida de Oxum

Religião budista: Grupo de Budismo de Nitiren Daishonin de Capivari

Igreja Trans ICM-SEFORAS / ICM-BRASIL
• Pastora: Jacqueline Chanel (fundadora da 1a Igreja Trans de São Paulo e do Brasil, filial do grupo ICM-Los Angeles Califórnia (USA); articuladora social do Projeto Séforas; militante do PT)

Centro Espírita Kardecista
Igreja Messiânica

PALESTRAS

Politicas Públicas para LGBTI
Data: 06/06 (terça-feira), às 19h
Local: Sede da 71a Subseção da OAB – Capivari SP
Palestrante: Dra. Heloísa Gama Alves, Presidenta da Comissão da Diversidade Sexual da OAB São Paulo

Racismo e Intolerância Religiosa
Data: 13/06 (terça-feira), às 19h
Local: Instituto Federal de São Paulo – IFSP – Câmpus Capivari
Palestrantes: Prof. Dr. Adelino Francisco de Oliveira e Profa. Lorena Faria

Diversidade Sexual – Conceitos de Orientação Sexual e Identidade de Gênero e a sopa de letrinhas LGBTQIAPN+
Data: 16/06 (sexta-feira), às 14h
Local: Instituto Federal de São Paulo – IFSP – Câmpus Capivari
Palestrante: Anselmo Figueiredo, Coordenador Geral da ONG Casvi de Piracicaba e membro da Executiva do Fórum Paulista LGBT

Direitos LGBTI na legislação brasileira (Criminalização da LGBTIfobia, Lei Estadual 10.948/2001, União Civil entre pessoas do mesmo sexo, retificação do nome de pessoas trans etc.)
Data: 16/06 (sexta-feira), às 19h
Local: Câmara de Vereadores de Capivari
Palestrante: Dr. Dimitri Sales, Presidente do Condepe – Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana

SEMANA IFSP DE CINEMA
“Direitos Humanos e diversidade”
Local: Auditório do IFSP – Câmpus Capivari

12/06 (segunda-feira), às 14h: “Ó Paí, ó” (2007). Direção: Monique Gardenberg. Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, que decide cortar o fornecimento de água do prédio para acabar com a festa carnavalesca.

13/06 (terça-feira), às 15h: “A Carta. Uma mensagem para a Terra” (2022). Produção: Movimento Laudato Si’. A viagem de 4 líderes do movimento pelo clima a Roma para discutir a carta encíclica Laudato Si’ com o papa Francisco revela o diálogo ecumênico entre crentes de todas as religiões (e não crentes também) sobre os problemas sociais do aquecimento global.

14/06 (quarta-feira), 13h20: “Hoje eu não quero voltar sozinho” (2014). Direção: Daniel Ribeiro. Um adolescente cego tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Com o novo amigo de colégio, ele acaba por descobrir novos sentimentos e mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

15/06 (quinta-feira), 8h: “Você nem imagina” (2020). Direção: Alice Wu. Uma menina tímida ajuda o atleta da escola a conquistar uma garota de quem, secretamente, os dois gostam. Eles acabam se conectando e aprendendo sobre a natureza do amor.

16/06 (sexta-feira), às 19h: “Nise, o coração da loucura” (2016). Direção: Roberto Berliner. Nos anos 1950, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época assume o setor de terapia ocupacional de um hospital público, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, pelo amor e a arte.

TEATRO

“Rogério, venha ver a travesti!”
Data: 03/06, sábado, 19h
Local: Centro Cultural Júlio Henrique Raffard (Rafard, SP)
Entrada franca | 🚫 Classificação etária: 14 anos
O monólogo teatral de Anselmo Figueiredo (ator e roteirista), com direção de Carlos ABC, tem duração de 50 minutos. Após a peça, bate-papo com o ator Anselmo Figueiredo, com a estilista Malu, travesti e líder do MOVCASP, e a atriz e diretora de teatro Vivian Ui, diretora da Cia Ui de Teatro.

Doação

A organização reforça nessa reta final que ainda precisa de doações voluntárias, pois não conseguiu fechar as contas: precisamos pagar a parte técnica e a hospedagem da anfitriã, uma personalidade conhecida no meio. Agradecemos a todas e todos que puderem enviar suas contribuições pix para o endereço [email protected]

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?