O evento, que contará com espetáculo circense, oficina de circo e apresentação musical, será realizado no próximo domingo (11/6), a partir das 16h, na Praça da Matriz de São Pedro. A entrada é franca.
Respeitável Público, atenção: a Caravana Circo Rural, da companhia MB Circo, promete levar encantamento em forma de arte, música, dança, folclore e, claro, circo a diversas comunidades rurais do interior de São Paulo.
Além de um premiado espetáculo circense, o Cirqu&tal, a plateia irá conferir o talento das atrações artísticas locais. Qual o próximo destino da trupe? A Praça da Matriz de São Pedro, em Mombuca (SP), que receberá o evento no próximo domingo (11/6), a partir das 16h. A entrada é franca.
Realizada por intermédio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura e Economia Criativa), a partir do Edital 08/2022 | Circo – Circulação de Espetáculos, com o apoio das prefeituras locais, a Caravana Circo Rural celebra os 10 anos de fundação da MB Circo.
Ao todo, 10 cidades do interior paulista receberão a temporada, entre as quais Elias Fausto, Corumbataí, Mombuca, Saltinho, Rio Claro, Analândia, Santa Cruz da Conceição, Ipeúna, Santa Maria da Serra e São Pedro.
“Esse projeto é muito especial para a companhia, já que, além de comemorar a nossa primeira década, ele permite que a arte circense da MB Circo chegue também às zonas rurais das cidades do interior por onde vamos passar, democratizando, dessa forma, a cultura.
Por ter nascido nesse ambiente, sempre percebi que essa população era desfavorecida de atividades artísticas. Agora, não mais, pois a nossa caravana vai passar”, destaca a artista Danieli Maimoni.
As atrações
Além da apresentação do espetáculo circense Cirqu&tal, do repertório da MB Circo, a Caravana Circo Rural sempre contará com a participação de artistas da comunidade.
Em Mombuca (SP), por exemplo, a cena também será ocupada pela realização da Oficina Gratuita de Circo, ministrada pela Cia. Circo da Mata, e pela apresentação da Banda Municipal de Mombuca, composta por 30 integrantes, entre 8 e 30 anos, sob a regência do maestro Caio Augusto da Silva. No repertório, canções populares e trilhas de filmes.
O espetáculo
Em cartaz desde 2016, o espetáculo Cirqu&tal, que já integrou a programação de diversos festivais em São Paulo e Minas Gerais, convida à cena um quarteto de palhaços para lá de irreverentes e bem diferentes entre si. Os nomes dizem tudo: Tico Toco (Bruno Peruzzi), Polenta (Danieli Maimoni), Sevefino (Eduardo Salzane) e Nélson do Bigodinho (Junior Taz). Para eles, a nobre arte de arrancar gargalhadas não tem hora certa para ser vivenciada. Pode ser a qualquer momento.
“Arte nunca é demais…! Em alguns momentos da vida, a arte é essencial! E o circo ressurge como um respiro, uma possibilidade de unir as pessoas em torno de um sentimento bonito e potente, que é a alegria”, avalia o ator Junior Taz, intérprete do Palhaço Nélson Bigodinho, que também assina o roteiro e a direção do espetáculo.
Para oferecer tanta alegria ao público, o quarteto de palhaços usa e abusa de outras virtuoses circenses, como malabares com bolas e claves, chicote e monociclo, que fazem ótimas dobradinhas com o humor típico das pilhérias de picadeiro.
Aliás, que estão presentes em Cirqu&tal a partir de uma releitura bem-sucedida pela MB Circo de esquetes e números clássicos dos picadeiros circenses.
Quem ganha com toda a experimentação é a plateia, que se vê dentro de uma legítima lona circense.
“O circo está no imaginário popular como uma manifestação da alegria e do deslumbramento, um terreno fértil feito de surpresas e risadas no qual se semeiam sonhos e se colhe esperança. Que o público assista o espetáculo e leve consigo um jeito alegre e esperançoso de ver o mundo”, destaca o diretor.
A companhia
Fundada em 2013, a MB Circo nasceu com a proposta de ser um espaço para o encontro de amigos que desejavam pesquisar comicidade, estudar humor circense e, claro, conjugar o verbo palhacear na cena. Após um ano de atividades, a trupe estreou o primeiro espetáculo em grupo: Bandalhaços Show, que contou com a supervisão artística de Lu Lopes, a reconhecida Palhaça Rubra.
Enquanto rodavam por festivais, circuitos, editais e encontros em São Paulo e Minas Gerais, os artistas da MB Circo prepararam Cirqu&tal, a segunda montagem, que estreou em 2016. Atualmente, o repertório da companhia é composto por três espetáculos: RisoShow, Cirqu&tal e MalabaRindo.
Ficha Técnica
Elenco: Bruno Peruzzi, Danieli Maimoni, Junior Taz e Eduardo Salzane
Sonoplastia: Franco Garcia
Iluminação: Pietro Wallace
Cenografia: MB Circo
Produção: MB Circo
Produção Executiva: Pamela Peruzzi
Foto e Vídeo: Vinicius Mena
Assessoria de Imprensa e Marketing Digital: Tiago Gonçalves
Artes e Marketing Digital: Nina Ariolli
Intérprete de Libras: Malu Silva
Classificação: Livre
Tempo de duração: 55 minutos
SAIBA MAIS
O quê: Caravana Circo Rural em Mombuca (SP)
Quando: Domingo (11/6), a partir das 16h
Onde: Praça da Matriz de São Pedro (Praça Dr. José Estanilau do Amaral, s/n, no Centro, em Mombuca | SP).
Quanto: Entrada gratuita
Informações: @mbcirco