Na manhã desta terça-feira (30), a coordenação censitária de subárea do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou a 3ª reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022 no município de Rafard.
Durante o encontro, realizado no plenário da Câmara Municipal, a coordenadora censitária da subárea, Najela Alessandra Soares, apresentou dados preliminares sobre o encerramento da coleta do Censo Demográfico de 2022 em Rafard.
Os números apresentados ainda não podem ser divulgados oficialmente, pois estão sendo compilados e analisados para a divulgação oficial no dia 28 de junho deste ano, no portal oficial do IBGE. Entretanto, algumas informações foram compartilhadas com os presentes na reunião.
A principal estimativa que causou surpresa foi o crescimento populacional de Rafard, que não deve atingir a marca de 10 mil habitantes. O vice-prefeito Wagner Bragalda, presente na reunião, expressou sua frustração e preocupação com o resultado, afirmando que esperava que o município ultrapassasse essa marca.
“É frustrante que a população de Rafard tenha se mantido abaixo da marca dos 10 mil habitantes. Tínhamos essa expectativa para que o município recebesse mais recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), já que o Tribunal de Contas da União (TCU) calcula os coeficientes com base nos dados do IBGE”, disse o vice-prefeito.
A coordenação censitária explicou que como o último Censo foi realizado em 2010, e desde então não havia nenhuma atualização, o IBGE trabalhava com estimativas e que os municípios vinham superestimando a população, com base nesses números. No site do Instituto, por exemplo, a população estimada para Rafard, em 2021, era de 9.126 pessoas.
Najela explicou que os dados apresentados estão sendo avaliados pelo comitê nacional do IBGE, que poderá solicitar correções, se necessário. Após esse processo, haverá o tratamento dos dados e a divulgação oficial, agendada para o dia 28 de junho deste ano.
Os resultados oficiais do Censo 2022 trarão informações detalhadas sobre a composição demográfica e as características socioeconômicas do município. Esses dados serão fundamentais para o planejamento de políticas públicas e o direcionamento de recursos para a região.
Além do vice-prefeito, também representaram o governo municipal, a diretora do Departamento de Assistência Social, Helena Francisco da Silva, a diretora de Educação, Cristiane Pellegrini Rossi, e representando a Saúde, Marcos Roberto Araújo. O diretor do jornal O Semanário, Túlio Darros, também esteve presente, além dos recenseadores que atuaram na coleta de dados.