Falando de Vinho

Dia do Hambúrguer: que tal harmonizar com vinho?

O dia mundial do hambúrguer é comemorado em 28 de maio, neste ano de 2023 a data cairá em um domingo.

O hambúrguer é umas das comidas mais populares em todo mundo e sua origem é incerta e controversa, mas acredita-se que ele tenha surgido no século XIX na cidade de Hamburgo, na Alemanha.

Levado por imigrantes aos Estados Unidos, nesse país ganharia as lanchonetes e multinacionais de comida rápida, que se encarregariam de espalhá-lo pelo mundo inteiro. Se os americanos não criaram eles, acrescentaram o pão de hambúrguer. Para juntar complementos com queijo, molho e salada!

Ao longo dos anos, diferentes versões, ingredientes e sabores foram acrescentados ao preparo e o hambúrguer acabou virando febre no Brasil e se tornou uma paixão nacional. Atualmente, ele deixou de ser um prato simples de fast food e ganhou caráter gourmet de prato principal em grandes restaurantes.

Seja do preparo fast food ou gourmet, todos os públicos (e bolsos) são agradados quando se trata de hambúrguer. Um prato democrático, que vai bem em todas as horas!

Dia do Hambúrguer: que tal harmonizar com vinho?
Dia do Hambúrguer:
que tal harmonizar
com vinho?

Ah, se você quiser inovar, a dica é se aventurar harmonizando hambúrguer e vinho.

Os hambúrgueres em geral, tem a carne mais suculenta e costumam ser um alimento mais gorduroso. Na hora de harmonizar procure apostar em vinhos mais tânicos ou com mais acidez.

Uma das harmonizações que mais funcionam é hambúrguer com Syrah.

A uva tem tanino suficiente para limpar a gordura da carne, notas de especiarias para acompanhar o tempero da carne (pimenta preta), e sabor frutado que combina com a cebola caramelizada, por exemplo.

Existe um estilo de vinho ideal para cada tipo de hambúrguer. Desde os clássicos com carne de vaca até os novos plant-based. Para fazer uma harmonização perfeita, devemos levar em consideração o ingrediente utilizado para a elaboração do hambúrguer.

Gostou da ideia? Experimente!

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?