No Dia da Luta Antimanicomial, Secretaria de Saúde organiza ação na Praça Central em alusão ao tema
No dia 18 de maio, é celebrado o Dia da Luta Antimanicomial, marco simbólico que representa a reivindicação sobre a reorientação do modelo de atenção à Saúde mental no país, combatendo desta forma, os antigos hospitais psiquiátricos que existiam em todo o território nacional.
Pensando nisso, a Secretaria de Saúde organizou duas ações na Praça Central para abordar o tema, contando com a presença de pacientes das duas unidades do CAPS e do Ambulatório de Saúde Mental.
A ação aconteceu das 08h às 12h, organizando uma roda de conversa com todos os presentes, além de oferecer feira de artesanato, atividades laborais e recitação de poemas.
De acordo com a pasta, o mesmo evento aconteceu também na manhã de ontem, dia 17, para que desta forma, o maior número de pessoas fossem alcançadas, e consequentemente a mensagem que a Campanha visa transmitir fosse mais difundida.
No final da década de 80, os primeiros Centros de Atenção Psicossociais (Caps) começaram a ser inaugurados no Brasil, com a intenção de humanizar o atendimento de seus pacientes.
Este ano, a luta tem como objetivo a lembrança, reflexão e interação, referente as conquistas da Saúde neste segmento, destacando o mais importante membro desta equipe que são o usuário dos serviços.
Para mais informações, o Caps AD (álcool e drogas) atende através do telefone (19) 3492-5626, enquanto o Caps II “Reviver” atende pelo número (19) 3492-1533. Para questões relacionadas a este tema, o Ambulatório de Saúde Mental também oferece ajuda, atendendo pelo telefone (19) 3492-4199.