Notícias

Com a chegada do verão são indicadas doses extras de proteção solar

As altas temperaturas da estação indicam atenção redobrada com a pele

Oficialmente o verão tem início no dia 21 de dezembro, porém as altas temperaturas já indicam a chegada da estação. Segundo dados do Cepagri – Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas, a região de Campinas apresentou em média um aumento de 2ºC desde 1890.

Neste sentido, a preocupação e os cuidados com a pele devem ser redobrados. “No verão é maior o tempo de exposição ao sol, por isso é preciso fazer uso regular de protetor solar e ter cuidados com a hidratação da pele” orienta o dermatologista Dr. Marcelo Caitano. Além disso, é comum que as pessoas fiquem expostas ao sol em horários não recomendados. “Esse excesso provoca queimaduras solares, formação de bolhas e até febre. As conseqüências do acúmulo de sol refletem no envelhecimento precoce, no aparecimento de manchas escuras, como a melanose solar, áreas avermelhadas e ásperas chamadas de queratoses actinicas e cânceres de pele, como os carcinomas basocelular, espinocelular e melanoma”, explica Dr. Marcelo.

Publicidade

As suspeitas de câncer de pele são lesões similares as espinhas ou feridas que não cicatrizam ou apresentam sangramento, bem como manchas escuras ou pintas que sejam assimétricas, com bordas irregulares, que aumentem de tamanho e alterem a cor. Nestes casos, é importante procurar um dermatologista para uma avaliação, pois quanto mais precoce a detecção de um câncer de pele, maiores são as chances de cura.

Para aqueles que têm dúvidas sobre qual a melhor idade para começar os cuidados com a pele, Dr. Marcelo esclarece. “É preciso preocupar-se com a proteção solar desde cedo e iniciá-la nos bebês após os seis meses de idade. O uso do protetor solar regular é suficiente para proteger a pele e evitar danos. Numa exposição solar mais prolongada como nas praias e piscinas o protetor deve ser reaplicado a cada duas ou três horas”, indica. Além disso, Dr. Marcelo aconselha. “A sugestão para quem deseja aproveitar o verão de maneira saudável é sempre usar boné ou chapéu, óculos escuros, evitar exposição solar entre as 10 e 15 horas e ingerir bastante líquidos”.

Tratamento para manchas na pele

Para quem sofre com as manchas resultantes do excesso de sol, existem tratamentos capazes de reverter esse quadro. “Uma vez detectado os problemas do sol, estes devem ser avaliados pelo dermatologista que poderá indicar desde um peeling superficial e lasers, como a luz intensa pulsada, nd-yag 1064nm e o laser de CO2”, sugere Dr. Marcelo Caitano.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo