Falando de Vinho

Pizza e Vinho: dicas para harmonizar sem erro

Uma massa dourada pode ser crocante ou com borda recheada. O recheio deve estar no ponto: quente o suficiente, mas sem perder a suculência. Já deu água na boca, não é mesmo?

Agora, pense que junto com ela está a garrafa de vinho ideal. Aquela que traduz os sabores, transforma o paladar e dá uma explosão de sensações. Então, vamos saber qual a ideal harmonização de vinho e pizza?

Vamos começar por opções que contém embutidos, como é o caso da pizza calabresa e pepperoni, precisam de vinhos de sabor tão intenso quanto o seu.

Um Cabernet Sauvignon se encaixa perfeitamente ou a bebida feita com a uva portuguesa touriga nacional.

Mas uma ressalva, quanto aos recheios mais apimentados. “Cuidado apenas com a pimenta. Caso seja muito forte, escolha um vinho com baixo teor etílico, pois o álcool intensifica o ardor da pimenta.”

Pizza e Vinho: Dicas para harmonizar sem erro
Pizza e Vinho: Dicas para harmonizar sem erro (Depositphotos)

A pizza portuguesa recebe muitos ingredientes completamente diferentes. Mussarela, presunto, cebola, ovos cozidos e ervilhas.

Por isso, essa é uma das receitas mais difíceis de harmonizar. Para equilibrar essa complexidade de sabor, as melhores opções são vinhos com médio corpo e taninos macios, como os elaborados com a uva Merlot.

As clássicas mussarela e marguerita não poderiam ficar de fora. Para harmonizá-las com vinho a sugestão são rótulos com taninos discretos e boa acidez, como os produzidos com a uva Sangiovese.

Essas são sugestões de algumas pizzas para você harmonizar e aproveitá-la ao lado de uma taça de vinho.

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?