Locais temáticos
Se a cidade comportar, é possível fomentar a transformação de concentrações étnicas em Bairros Temáticos ou Quarteirões Temáticos.
Não é a primeira vez que insistimos nessa “tecla”.
Em havendo ditas concentrações, pode-se canalizar tal força para uma promoção realizada em uma semana a título de Festival ou, então, em um ou dois fins de semana (o importante é ter sequência anual).
Nós vemos, todos os anos, em apenas três quadras de uma única rua comercial de um bairro paulistano (Brooklin), um festival alemão, com todos os motivos germânicos característicos: divertimentos, roupas, comidas, artesanato, música, dança, arranjos etc.
As fachadas das casas comerciais daquelas três quadras se enfeitam com motivos do citado país, num ambiente de festa total, com três quadras da rua interditadas para a montagem de barracas, palco etc.
Durante dois dias inteiros “lota” de gente por todos os lados.
E todos gostam, para alegria dos comerciantes, dos visitantes, e da prefeitura que arrecada mais tributos com o evento.
Conheces Catanduva?
Trata-se de uma simpática cidade de porte médio do interior paulista.
Catanduva possui economia pautada pela agroindústria, e tem diversos atrativos culturais e de eventos para serem desfrutados.
Um deles é a Igreja Matriz São Domingos de Gusmão, de arquitetura historicista, construído de 1919 e 1925, contendo em seu interior dezenove telas de Benedito Calixto, o maior acervo do artista plástico em uma igreja.
Devido à importância dessas obras, as telas são tombadas pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.
O conjunto de praças que ladeiam a Igreja foi remodelado na década de 2010 com projeto paisagístico assinado por renomados arquitetos e enaltecidos pela eficiente gerenciadora de Turismo daquela prefeitura, a Maria Cristina Sanches.
Paranapanema turística
A cidade de Paranapanema localiza-se no Km 256 da Rodovia Raposo Tavares e pode ser alcançada pela Rodovia Castelo Branco.
A cidade é classificada como Estância Turística pelo Governo do Estado e se juntou às cidades do ‘Pólo Cuesta’.
Além das belas fotos que são propiciadas pela represa e pelo Rio Paranapanema, você pode gostar de outros atrativos da cidade: a Estação Ecológica; a Ilha do Sol; o Barco Joia Rara; o Centro Cultural Momentum; o Museu das Posses, o Ecoturismo; a Pesca Esportiva; e, a prática de esportes de aventura.
O Turismo Rural, por sua vez, tem no que chamam “Holambra II” uma atração à parte e, pelo nome, você já imagina o que seja.
Visite Paranapanema.
Estação ecológica
A 25 km da sede do município de Paranapanema temos uma Estação Ecológica preservando um dos últimos remanescentes de floresta chamada ‘Latifoliada’.
O lugar abriga muitas plantas e animais com risco de extinção.
Essa Estação Ecológica foi desmembrada da Floresta de Paranapanema, a qual com 2.182 hectares, tornou-se necessária à expansão dos trabalhos de pesquisa e reflorestamento monitorados pelo Instituto Florestal.
Referido instituto é responsável pela administração, pesquisa e manutenção de um patrimônio com aproximadamente 900 mil hectares que abrange Parques, Reservas, Estações Ecológicas, Estações Experimentais e Florestas Estaduais.