O Natal é a comemoração do nascimento de Jesus, é um dos momentos mais especiais para grande parte da população mundial.
Representa uma festa familiar, que reúne parentes e amigos em um momento de harmonia.
Alguns elementos se destacam nesse cenário: árvore de Natal, presépio, pisca-pisca, troca de presentes, panetone, peru. E por que não vinho? Vinho sim!
Os pratos da ceia de Natal pedem tipos específicos de vinhos. Saiba com qual bebida as carnes harmonizam, qual é o ideal para o panetone e também para os aperitivos.
Espumantes e rosés são ótimos para acompanhar petiscos como: nozes e castanhas.
A carne de porco (pernil) é um prato trabalhoso de preparar, mas para quem gosta é o ápice das festas de fim de ano.
Para escoltar essa carne, espumantes brut, vinhos brancos com mais estrutura, envelhecidos em barris de carvalho ou vinhos tintos com boa acidez e taninos delicados.
O peru assado, recheado com farofa, e com frutas para decorar. Prefira os brancos secos, com passagem por barricas (Chardonnays).
Para o panetone, o maior clássico do final de ano, feito com frutas cristalizadas, é normalmente harmonizado com espumantes Moscatel. Se o panetone for de chocolate, os vinhos do Porto Tintos, e o francês Banyuls.
Uma boa dica geral, para qualquer sobremesa, é que o vinho deve ter uma doçura maior (ou, pelo menos, igual) a da sobremesa, como o espumantes Moscatel ou de colheita tardia.
E lembre-se: independentemente da região na qual você se encontra e das tradições que você e sua família seguem, espero que seu Natal e as suas festas de fim de ano sejam cheias de paz, harmonia e, claro, muito vinho!