Se olharmos, firmemente, para o Universo, numa dessas noites de primavera, com toda sensibilidade imaginativa do que isso representa, notaremos mais uma estrela brilhando. Trata-se da professora Esmeralda que, no dia 18 passado, partiu deste mundo.
É claro que a sua partida é uma questão física, simplesmente física, nada mais que isso, pois que está escrito que um dia também embarcaremos nesta nave misteriosa e chegança ao lado do Criador – é assim que desejamos e fazemos fé, dentro da nossa espiritualidade.
Esmeralda foi uma pessoa de dotes maiores. Tinha o gosto e domínio pela linguagem. As palavras brotavam de suas penas em profusão. Falava e agia com o coração. Tinha o poder da poesia. Mas isto não era algo comum. Não, tinha esta vocação pelo que cultuou o nosso grande Rodrigues de Abreu. Ah, quanto ela fez pela memória do vate da “Casa Destelhada’”.
Era rica no falar, no contar, no produzir as suas poesias e, acima de tudo, extraordinária no trato com todos. Olhava, com olhar de imensa bondade e carinho, sem se aperceber do seu enorme valor humano e sentimental. Aos seus familiares, a doçura de mãe das benfazejas vontades e educação de rafardenses e capivarianos. Notável, em todos os sentidos.
Tivemos o ensejo de compartilhar de sua amizade e do seu afeto. Quantas vezes, lá pelas bandas da rua XV de Novembro, bem em frente ao Paço Municipal, recolhíamos num dedo de prosa. Acolhedora, como sempre, com um sorriso largo e aberto.
São, agora, lembranças, saudades profundas! Capivari e Rafard perderam uma enorme criatura. Mas jamais esquecida: a estrela lá de cima indica Esmeralda Rosatto de Carvalho (1929-2022).
A poesia “Prece”, que ela produziu em 2004 e que faz parte do opúsculo “As dez mais”, é um hino de exaltação a Capivari. Poema que deve sempre constar no imaginário e no realizar, em prece eterna pela “Terra dos Poetas”.
“Tudo o que você fizer por Capivari,
ela agradece,
seja plantando uma árvore, uma flor,
ou fazendo uma prece.
A beleza das praças encantadas,
a formosura das ruas bem traçadas,
os ipês que nos dão a sua graça
tudo isso ela nos oferece.
nos deu poetas encantadores,
que cantaram um rimas, seus amores, suas dores;
a pintora cuja fama atravessou fronteiras
mostrando a luz
na beleza das cores brasileiras.
Seu amor Capivari merece.
Tem ainda a calma das cidades do interior,
linda Matriz, pequena igreja,
povo bom, quermesses, fogueira.
Recanto abençoado da terra brasileira.
Tudo o que fizer por Capivari, ela agradece.
Plante sempre uma flor.
Faça todo dia uma prece,
agradeça a Deus por ter como mãe,
exata feliz cidade, plena de sol, de luz e de magia,
bela terra de POESIA”.
Eis, pois, a nossa homenagem póstuma a já saudosa amiga poeta professora Esmeralda Rosatto de Carvalho.